Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2003 - 08h36

Resgate frustrado de Ingrid Betancourt gera polêmica na França

da France Presse, em Paris

A imprensa francesa dedicou suas primeiras páginas hoje à polêmica e às divisões causadas no governo pelo resgate frustrado da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, sequestrada há 17 meses pela guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Reuters
Ingrid Betancourt, candidata à Presidência da Colômbia sequestrada pelas Farc
"As falhas do caso Betancourt", é o título da primeira página do "Le Figaro" (direita), enquanto o "Liberation" (esquerda) destacou na primeira página que "o envio de um avião para resgatar a refém das Farc causou divisões" entre a Presidência, a chefia do governo, a Chancelaria e o Ministério do Interior.

O popular jornal "France Soir" também publicou em título que "a família Betancourt saiu em defesa do governo francês", ao insistir que o avião tinha sido enviado a Manaus (AM) com fins exclusivamente humanitários.

A imprensa destaca em geral que a operação de resgate causou certa tensão no governo. Segundo o "Liberation", não agradou ao ministro do Interior, Nicolás Sarkozy, o fato de não ter sido informado, embora tivesse uma visita de dois dias prevista para Bogotá nos dias 22 e 23 últimos, justamente quando começou a polêmica.

"O ministro teve de fazer o trabalho sujo, ao assegurar às autoridades francesas que não houve ingerência francesa", afirmou o jornal.

"O presidente, Jacques Chirac, e o primeiro-ministro, Jean-Pierre Raffarin, pareceram surpresos com as declarações sobre a presença de agentes secretos no avião", disse o "Figaro".

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página