Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2003 - 21h08

Sobe para cinco o número de mortos em atentado na Colômbia

da Folha Online

O número de mortos hoje em um atentado com carro-bomba na Colômbia, praticado por supostos guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), no município de Saravena (nordeste), subiu para cinco depois que um dos feridos não resistiu aos ferimentos, informou o prefeito da cidade, José Sierra.

''Infelizmente, um dos feridos morreu por causa dos graves ferimentos que sofreu no atentado, aumentando a cinco o número de vítimas fatais'', disse Sierra.

Um balanço anterior apresentado pelo coronel Alcides Morales, comandante da polícia do Departamento de Arauca, onde Saravena está localizada, indicava que o incidente havia matado quatro pessoas.

Sierra afirmou que as pessoas mortas foram duas crianças, de dois e 12 anos de idade, e três adultos. Segundo fontes de inteligência do Exército, o atentado foi obra dos guerrilheiros das Farc.

Após o ataque, as autoridades civis de Saravena declararam toque de recolher por pelo menos dois dias entre às 20h e às 4h, segundo o prefeito.

''É um ato que, lamentavelmente, os grupos terroristas executaram contra os vizinhos e os moradores do município de Saravena, sem distinção de classe'', acrescentou Morales, ao comentar o atentado cometido a 300 km de Bogotá.

Para o comandante, é ''preciso registrar que os menores de idade continuam sendo alvo dos atentados terroristas indiscriminados por parte dos grupos armados à margem da lei''.

Arauca é considerado o Departamento mais violento da Colômbia, com uma ampla influência das guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional), e também dos paramilitares de extrema-direita.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página