Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2009 - 08h37

Editorial em jornal da família Berlusconi aumenta tensão com Vaticano

Publicidade

da Efe, em Roma

A relação entre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o Vaticano sofreu um novo golpe após a publicação no diário "Il Giornale", de propriedade da família do líder, de um editorial que atacava Dino Boffo, diretor do jornal dos bispos "Avvenire".

O artigo provocou a reação da Conferência Episcopal Italiana (CEI), proprietária do "Avvenire", que ratificou sua confiança em Boffo, e do que Berlusconi se apressou em tomar distância, diante da polêmica, informou hoje a imprensa local.

Tony Gentile/Reuters
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que respondeu reportagens com processo
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi; cresce tensão entre Vaticano após editorial

No editorial assinado pelo diretor do "Il Giornale", Vittorio Feltri falava de um suposto processo judicial de Boffo por assédio sexual a uma mulher, e criticava que o "Avvenire" julgasse Berlusconi pelos últimos escândalos de caráter sexual nos quais esteve envolvido.

Berlusconi tomou distância da informação publicada no "Il Giornale" e manifestou, através de um comunicado, que "o princípio do respeito à vida privada é sagrado e deve valer sempre e para todos".

A imprensa italiana indica que este caso pode estar por trás do cancelamento ontem da viagem de Berlusconi à festa religiosa da Perdonanza (Perdão), na qual se concede aos fiéis uma indulgência plena especial.

O cancelamento foi divulgado pela sala de imprensa vaticana, que, em comunicado, anunciava que tinha sido suspenso o jantar na qual estava previsto que participassem Berlusconi e o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página