Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2003 - 16h04

Rumsfeld visita Bogotá amanhã; Colômbia busca mais ajuda americana

da Folha Online

O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, realiza amanhã uma visita a Bogotá, durante a qual o governo de Alvaro Uribe solicitará mais apoio militar.

Rumsfeld, que permanecerá em Bogotá por seis horas, vai se reunir com Uribe, com a ministra da Defesa, Marta Lucía Ramírez, e a cúpula militar, que anteciparam um pedido de mais assistência tecnológica e de inteligência para as Forças Armadas.

Reuters - 7.fev.2003
Donald Rumsfeld, secretário de Defesa dos EUA
A visita do secretário americano ocorre após recentes viagens de funcionários do alto escalão do governo dos EUA ao país, como o secretário de Estado, Colin Powell, em dezembro de 2002, e o diretor de combate às drogas, John Walters, em julho.

Há pouco mais de uma semana, também estiveram em Bogotá o representante comercial dos EUA, Robert Zoellick, e o chefe do Estado-Maior Conjunto americano, general Richard Myers.

A ministra da Defesa disse que a visita de Rumsfeld é uma grande oportunidade para solicitar os recursos e a assistência que a Colômbia precisa para enfrentar com mais eficácia os grupos rebeldes dos país.

As guerrilhas esquerdistas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ELN (Exército de Libertação Nacional) e os paramilitares de direita são considerados por Washington como grupos terroristas que financiam o narcotráfico.

Segurança reforçada

Cerca de 13 mil militares e policiais colombianos participam das operações de segurança do secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, durante sua visita amanhã, informaram autoridades citadas pela imprensa local.

De acordo com os informes, 8.000 policiais e 5.000 efetivos da 13ª Brigada do Exército, com sede na capital colombiana, patrulham desde hoje as vias nas quais Rumsfeld passará e os locais que visitará.

O plano de segurança foi elaborado em conjunto pelas autoridades colombianas e agentes americanos, e inclui atividades de vigilância com a ajuda de três helicópteros e um avião especial, no qual serão coordenadas as informações da inteligência.

As medidas de segurança são extremas no Palácio de Governo, na sede do Ministério da Defesa e no aeroporto da capital, localizados no centro e na região oeste de Bogotá.

Com France Presse

Leia mais
  • Colômbia lidera lista de países que correm maior risco de atentado terrorista

    Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página