Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 20h16

Explosão de cavalo-bomba mata 8 na Colômbia, diz polícia

Publicidade

da Folha Online

Oito pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas após a explosão de um cavalo carregado com explosivos no município colombiano de Chita, Departamento (Estado) de Boyacá (centro), anunciou a polícia.

"Cinco pessoas morreram --duas mulheres, dois homens e uma criança. Posteriormente, quando as pessoas feridas eram transportadas, tem-se conhecimento de que em La Uvita [localidade vizinha] morreram outras três pessoas", disse o comandante da polícia local, general Luis Alfredo Rodríguez.

O atentado ocorreu em uma rua movimentada de Chita, 200 km ao norte da capital, Bogotá, a 400 metros de uma delegacia e perto de uma escola, segundo um porta-voz da Polícia Nacional

O Exército culpou as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pelo ataque. Segundo uma fonte militar, os rebeldes teriam soltado o cavalo em um mercado, que estava cheio de famílias camponesas, incluindo crianças. O alvo da bomba não foi identificado.

Entre ontem e hoje, o Exército colombiano matou 23 supostos rebeldes das Farc em áreas rurais do país, que enfrenta um conflito interno há quatro décadas.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, aliado dos EUA, aumentou os gastos militares e pediu que o Exército se empenhe mais para derrotar as Farc, a maior guerrilha do país, com 17 mil membros.

Cerca de 3.500 colombianos morrem a cada a ano em decorrência do conflito armado no país, que envolve forças do governo, guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e traficantes.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página