Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2003 - 22h52

Powell prometeu aumentar frota de aviões de fumigação, diz Uribe

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, disse hoje que o secretário de Estado americano, Colin Powell, prometeu-lhe acrescentar de dois a quatro aviões à frota que fumiga as plantações ilegais de coca com herbicida na Colômbia.

"Precisamos de mais aviões, porque não podemos permitir que qualquer acidente ou outra dificuldade diminua a velocidade da campanha de fumigação", afirmou Uribe, em entrevista à imprensa durante um intervalo em seus encontros com dirigentes do Congresso dos EUA.

A ministra colombiana da Defesa, Marta Lucía Ramírez, afirmou que os aviões prometidos por Powell vão chegar à Colômbia "no mais tardar nos próximos 90 dias".

Uribe chegou hoje a Washington após ter pronunciado um discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas de manhã.

À tarde, o chefe de Estado também se reuniu com o presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Richard Lugar, e outros membros deste comitê, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Denis Hastert. Amanhã, será recebido no Pentágono pelo secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, e depois voltará para Bogotá.

Quatro aviões americanos que participavam de tarefas de inteligência ou fumigação antidrogas caíram desde 13 de fevereiro na Colômbia. Em um destes casos, Washington afirmou que a aeronave foi derrubada, o que não foi admitido oficialmente pelo governo colombiano.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página