Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2003 - 22h59

Exército colombiano mata 18 guerrilheiros e um paramilitar

Publicidade

da France Presse, em Bogotá
da Folha Online

O Exército colombiano matou 18 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e um paramilitar das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) em confrontos ocorridos hoje em diversas regiões do país, segundo uma nota oficial.

De acordo com a nota, quatro integrantes da Nona Frente das Farc morreram em combates nos arredores do município de San Francisco (400 km de Bogotá), no Departamento de Antióquia.

No mesmo Departamento, outros quatro rebeldes das Farc foram mortos em operações simultâneas nos municípios de Sonsón e Angosturas.

Nessas operações, os soldados encontraram quatro fuzis AK-47, uma submetralhadora, três equipamentos de comunicação, 15 uniformes das Forças Militares e farta munição.

Na manhã de hoje, cinco rebeldes das Farc morreram em confrontos na zona rural do município de Ortega (280 km de Bogotá), segundo a nota. Durante os combates, um soldado foi ferido e os militares apreenderam cinco fuzis, uma pistola, munições, 14 uniformes das forças militares e outros equipamentos

Na zona rural de El Castillo (180 km da capital), Departamento de Meta, mais dois guerrilheiros das Farc foram mortos pelo Exército.

Em uma operação nas proximidades da cidade de Florencia (590 km de Bogotá), outros dois rebeldes morreram.

Na região central do país, outro guerrilheiro morreu na localidade de Caparrapí. Por fim, um membro das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (extrema direita) foi morto em enfrentamentos na cidade de Medellín.

Cerca de 3.500 colombianos morrem a cada a ano em decorrência do conflito armado --envolvendo forças do governo, guerrilhas de esquerda e paramilitares de direita-- que atinge o país há décadas.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página