Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2003 - 19h23

Acidente de balsa em NY mata 10, diz prefeito

Publicidade

da Folha Online

Dez pessoas morreram nesta quarta-feira na colisão de uma balsa com pedras próximas de Staten Island, Nova York (nordeste dos Estados Unidos), informou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg. De acordo com o prefeito, 34 passageiros ficaram feridos no acidente.

"Confirmamos a morte de dez pessoas e 34 pessoas foram levadas para o hospital" disse Bloomberg numa entrevista coletiva.

O prefeito disse que as causas da colisão ainda são desconhecidas, mas informou que a tripulação está sendo interrogada e que todos os seus integrantes passam bem, desmentindo a informação de que o capitão havia cometido suicídio.

"Não há indicação de que isto seja mais do que um trágico acidente", acrescentou.

Reuters - 1.jan.2002
Michael Bloomberg, prefeito de Nova York
"Os números podem mudar à medida que a polícia e os bombeiros prossigam com o trabalho", disse o prefeito. Segundo informações policiais não-confirmadas, o número de mortos pode chegar a 14.

Em imagens mostradas por redes de TV americanas, a balsa, uma embarcação de três andares, tinha uma grande fratura em um dos lados do casco. O acidente ocorreu às 15h30 (16h30 em Brasília). A balsa Andrew J. Barbieri bateu no terminal de Staten Island após a travessia de 8,3 quilômetros desde Manhattan.

Escombros

A maioria dos passageiros pulou na água para se salvar, mas alguns ficaram presos nos escombros da embarcação. David Billig, porta-voz dos bombeiros, disse que cerca de 20 pessoas foram retiradas dos escombros, algumas delas "criticamente feridas".

Maria Lamberti, outra porta-voz do corpo de bombeiros, disse que "há algumas pessoas com amputações [de] pernas e braços".

"Ouvi algo que parecia uma explosão e pensei que se tratava de uma bomba", afirmou Paul Wieldeman, policial aposentado que viajava na balsa, a uma emissora de televisão local.

"Estava sentado no andar inferior, na parte esquerda, quando de repente a balsa bateu do lado direito", disse outro passageiro, Bob Carroll.

"Todo mundo começou a gritar. Todo o lado parecia aberto. Se eu estivesse sentado do lado direito, agora estaria morto", acrescentou.

Feridos foram levados ao hospital da Universidade de Staten Island e ao hospital St. Vincent.

A balsa tem capacidade para 6.000 passageiros, mas não se sabe quantas pessoas estavam a bordo no momento do acidente.

As balsas de Staten Island Ferry levam cerca de 70 mil passageiros por dia no trajeto grátis de 25 minutos entre Staten Island e Manhattan. Cinco embarcações fazem 104 viagens diárias entre os dois pontos.

O serviço foi suspenso após o acidente.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página