Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2003 - 13h51

AIEA quer declaração completa sobre atividades nucleares do Irã

Publicidade

da France Presse, em Viena

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) espera que o governo do Irã apresente uma declaração completa sobre suas atividades nucleares do passado e notifique "oficialmente seu compromisso de assinar o protocolo adicional", afirmou hoje em Viena o diretor-geral do organismo da ONU (Organização das Nações Unidas), Mohamed El Baradei.

"As informações recebidas hoje de Teerã constituem um sinal animador a favor do esclarecimento de todos os aspectos do programa nuclear iraniano e de regulação das verificações de suas atividades futuras", declarou El Baradei em um comunicado publicado na sede da AIEA em Viena.

As autoridades iranianas aceitaram hoje em Teerã dar garantias aos chefes das diplomacias alemã, francesa e britânica sobre o caráter civil de suas atividades nucleares, como pedia a comunidade internacional há meses.

Durante uma visita sem precedentes dos ministros, Teerã se comprometeu por escrito a aceitar um maior controle de suas atividades assinando o protocolo adicional ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear, assim como suspender o enriquecimento de urânio e a cooperar com a AIEA.

Leia mais
  • Saiba mais sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página