Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2003 - 22h52

EUA apreendem duas toneladas de cocaína colombiana

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

A Guarda Costeira dos EUA apreendeu duas toneladas de cocaína hoje a 320 quilômetros do litoral da cidade colombiana de Barranquilla, no Caribe, informou a Guarda Nacional da Colômbia.

Os guardas também prenderam os cinco tripulantes da lancha que transportava a droga e os encaminharam às autoridades americanas, dentro do que determina o Acordo Marítimo de Interdição firmado pelos dois países.

A Guarda Nacional informou às unidades americanas sobre a presença de uma lancha suspeita no mar do Caribe, que já estava sendo procurada pelas autoridades colombianas.

As Unidades do Sétimo Distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos reforçaram as operações de busca, conseguiram parar a lancha e acharam 2.043 quilos de cocaína a bordo --avaliados em US$ 60 milhões no mercado.

Neste ano, a Guarda Nacional apreendeu um total de 53,2 toneladas de droga, em operações independentes e conjuntas com os Estados Unidos.

A Colômbia é considerada por Washington o primeiro produtor mundial de cocaína, com cerca de 580 toneladas por ano, e um dos principais fornecedores de heroína, com sete toneladas por ano, de acordo com informe da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês). Os Estados Unidos são o maior consumidor de drogas do planeta.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página