Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 10h55

Países assinam convenção da ONU contra corrupção

Publicidade

da France Presse, em Mérida (México)
da Folha Online

Um total de 43 países assinaram uma convenção das Nações Unidas contra a corrupção, primeiro documento internacional de luta contra esse tipo de crime, na noite passada em Mérida (México), anunciou Hans Corell, diretor de Assuntos Judiciais da ONU.

Pela convenção, que deve ter a adesão de 125 países nos próximos dois dias, os signatários terão de devolver dinheiro roubado aos países de origem.

Os países-membros da ONU estão reunidos com o objetivo de assinar o acordo, objeto de discussões internacionais nos últimos dois anos.

O presidente mexicano, Vicente Fox, anfitrião do encontro, no qual também participa o secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, foi o primeiro a assinar o documento.

Os seis países latino-americanos que assinaram o acordo são Brasil, Bolívia, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.

Os Estados Unidos também assinaram o acordo, que vai estabelecer pela primeira vez um marco de consenso para combater internacionalmente delitos como a má administração de fundos públicos, a lavagem de dinheiro, o suborno, o tráfico de influências e o enriquecimento ilícito.

Os signatários se comprometem a cooperar para fornecer provas de atos de corrupção, congelar contas bancárias, confiscar bens e extraditar suspeitos de corrupção.

A convenção não considera a corrupção como um simples crime, mas como uma força de desestabilização nos países.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página