Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2009 - 01h54

Embaixador dos EUA em Honduras visita Manuel Zelaya

Publicidade

da Folha Online

O embaixador norte-americano em Honduras, Hugo Llorens, visitou neste sábado (19), na embaixada brasileira, o presidente deposto Manuel Zelaya.

"Llorens esteve na embaixada e informou a Zelaya que estará nos Estados Unidos na próxima semana, onde passará o Natal", informou Rasel Tomé, assessor político do presidente deposto.

Na quarta-feira passada, os Estados Unidos apoiaram o pedido do presidente eleito, Porfirio Lobo, para que o presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, renuncie e seja concedida a anistia a Zelaya. O pedido de Lobo é uma tentativa de superar a crise no país.

Lobo, que deve assumir a Presidência em 27 de janeiro, tem pressa em encontrar uma solução para a crise política que se arrasta há meses no país centro-americano e, assim, romper com o isolamento internacional de Honduras e retomar a ajuda financeira.

O Congresso hondurenho aceitou no dia 15 a proposta de Lobo de estudar uma anistia a todos os envolvidos na deposição de Zelaya, em 28 de junho, e também para o presidente deposto, que permanece abrigado desde setembro na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, sob a ameaça de ser preso se sair da sede diplomática brasileira.

Zelaya tentou na semana passada ir para o México com um salvo-conduto concedido pelo presidente interino, mas o governo Micheletti voltou atrás e disse que ele só poderia deixar o país como exilado, o que Zelaya se nega a fazer, porque poderia significar a renúncia ao cargo.

Com France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página