Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2010 - 08h06

Neve fecha escolas e aeroportos no Reino Unido; centenas ficam isolados

Publicidade

da Folha Online

Vários aeroportos e escolas no Reino Unido estão fechados nesta quarta-feira pela forte nevasca que atingiu o país na noite anterior. A neve deixou ainda centenas de pessoas presas em carros e caminhões e que foram resgatadas pelas forças de segurança britânicas.

A neve que atinge com intensidade incomum o país causa ainda atrasos em serviços ferroviários e problemas em algumas linhas do metrô de Londres.

Darren Staples/Reuters
Mulher leva criança em bicicleta na Inglaterra; nevasca fecha escolas e aeroportos e deixa centenas presos em carros
Mulher leva criança em bicicleta na Inglaterra; nevasca fecha escolas e aeroportos e deixa centenas presos em carros

Os militares britânicos foram chamados na madrugada para ajudar a resgatar motoristas quando cerca de mil veículos foram pegos em um trânsito maciço em Hampshire, no sul da Inglaterra. Muitas pessoas foram retiradas para centros de resgate próximos, mas algumas pessoas dormiram em seus veículos.

O aeroporto londrino de Gatwick foi fechado na noite desta terça-feira e não se sabe quando será reaberto. O aeroporto de Heathrow, o principal de Londres, está aberto, mas há atrasos e cancelamentos de alguns voos, assim como em Luton (Londres), Birmingham (centro da Inglaterra) e Southampton (sul).

Os aeroportos de Manchester e Liverpool, no norte e noroeste da Inglaterra, respectivamente, operam normalmente nesta quarta-feira, depois de terem sido fechados temporariamente na véspera após forte nevasca.

A companhia aérea de baixo custo Easyjet informou nesta quarta-feira que foi obrigada a cancelar setenta voos que decolariam dos aeroportos de Gatwick, Bristol, Belfast, Newcastle e Luton, enquanto a British Airways (BA) advertiu que pode enfrentar problemas em seus serviços.

Centenas de escolas permanecem fechadas em várias zonas do Reino Unido, e alguns serviços ferroviários foram cancelados ou reduzidos pelo mau tempo, enquanto há interrupções em algumas linhas do Metrô de Londres, embora os ônibus operem com normalidade na cidade.

As primeiras nevascas fortes caíram nesta terça-feira na Escócia e no norte da Inglaterra, enquanto nesta madrugada nevou com grande intensidade no sul da Inglaterra, o que causou transtornos nas estradas de acesso à capital britânica.

Segundo o Serviço Meteorológico, em algumas zonas a quantidade de neve que caiu na madrugada pode alcançar até 40 centímetros.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página