Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2004 - 10h11

OMS confirma caso de Sars na China; Filipinas investigam 2 casos

Publicidade

da Folha Online

A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou hoje, com base nos resultados de uma "análise independente", que um paciente hospitalizado em Cantão, no sul da China, está com Sars (síndrome respiratória aguda grave). "Recebemos os resultados de uma análise que confirmam que se trata efetivamente do vírus da Sars", disse Iain Simpson, porta-voz da OMS.

A OMS havia informado na última terça-feira (30) que providenciaria análises independentes suplementares fora da China para confirmar o caso de Sars em Cantão, registrado pelas autoridades locais.

O paciente foi hospitalizado no dia 20 de dezembro e seu caso foi declarado suspeito de Sars no dia 27.

Simpson disse que este parece ser até agora "um caso isolado" e que a OMS tenta determinar por que as pessoas com as quais o enfermo esteve em contato não se contagiaram.

O Ministério chinês da Saúde também confirmou hoje que o paciente de Cantão sofre de Sars. Trata-se do primeiro caso de Sars registrado na China desde 25 de junho de 2003.

Gatos

As autoridades chinesas estão planejando sacrificar milhares de gatos de algália, um tipo de gato selvagem, que estariam contaminados com um vírus parecido com o da Sars.

A idéia é matar cerca de 10 mil animais e fechar os mercados da Província de Guangdong, no sul da China, onde animais selvagens são trocados por comida.

Filipinas

Um casal de filipinos, suspeito de estar contaminado com vírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave), foi isolado hoje após voltar de Hong Kong. De acordo com informações de autoridades do departamento de Saúde filipino, os resultados dos exames que podem confirmar a suspeita de contaminação devem demorar alguns dias para serem divulgados.

"A mulher aparenta ter pneumonia e seu marido sofre de infecção respiratória ", disse Luningning Villa, porta-voz do departamento de doenças respiratórias filipino.

Os dois apresentam sintomas da Sars, como febre, tosse e dores. No ano passado, a Sars matou 774 pessoas em vários países do mundo e contaminou mais de 8.000.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Sars
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página