Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2004 - 16h11

Nova princesa da Noruega é batizada de Ingrid Alexandra

Publicidade

da Folha Online

A nova princesa da Noruega foi batizada de Ingrid Alexandra, anunciou hoje o primeiro-ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik.

Ingrid Alexandra nasceu ontem em Oslo, filha do príncipe Haakon e da princesa Mette-Marit. O bebê é o segundo na linha da coroa, depois de seu pai.

Ao anunciar o nome, Bondevik disse que os dois nomes têm longa tradição na região nórdica e na família real.

O príncipe Haakon informou o nome da princesa ao governo em uma reunião especial do rei e do conselho no palácio real em Oslo.

A nova princesa poderá futuramente se tornar a primeira monarca do sexo feminino na Noruega em quase 600 anos.

A última monarca da Noruega, rainha Margrete, assumiu o trono dinamarquês-norueguês por volta de 1380 após a morte de seu marido.

A princesa tem um filho de um casamento anterior, Marius, mas ele não tem título ou direito ao trono.

Embora Haakon tenha uma irmã mais velha, princesa Martha, ele é o próximo na linha do trono sob regras da antiga Constituição que permitem apenas monarcas do sexo masculino. A lei foi alterada em 1990, mas não é retroativa.

Outras rainhas norueguesas, incluindo a rainha Sonja, mãe de Haakon e mulher do rei Harald 5º, ganhou o título por meio do casamento.

A Noruega ganhou a independência em 1905 depois de séculos de união com Suécia e Dinamarca. O país optou por ser uma monarquia constitucional e elegeu um príncipe dinamarquês, que foi batizado de Haakon 7º, para ser o primeiro rei.

Seu filho, que se tornou monarca como rei Olav 5º, foi originalmente batizado Alexander.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página