Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2010 - 13h09

Voo da chanceler alemã é desviado para Portugal por fumaça vulcânica

Publicidade

da Reportagem Local

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está entre o mais de um milhão de passageiros europeus que tiveram suas viagens prejudicadas pela nuvem de cinzas de um vulcão islandês que está sobre a Europa. Merkel vinha dos Estados Unidos e teve seu voo desviado para Lisboa, em Portugal, onde deve passar a noite diante do fechamento de parte dos aeroportos alemães.

Está na Europa ou foi prejudicado? Envie seu relato
Comente o caos aéreo na Europa
Entenda a erupção que paralisa os voos na Europa
Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicas

O avião da chanceler aterrissará no aeroporto militar de Figo Maduro, na capital portuguesa, onde será realizado um encontro de "cortesia" entre os dois líderes, segundo fontes do gabinete do chefe de governo português.

Merkel deveria aterrissar na tarde desta sexta-feira em Berlim, depois de uma visita à Califórnia e Washington, mas ambos os aeroportos da capital estão fechados.

Com a nuvem se movendo a leste, os voos foram interrompidos também no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, o terceiro maior da Europa, e dez outros aeroportos alemães, incluindo Duesseldorf, Berlim, Hamburgo e Colônia.

Com exceção de Munique, os aeroportos internacionais alemães devem ficar fechados até às 8 deste sábado, segundo o controle de tráfego aéreo do país. O aeroporto internacional de Munique também deve ser fechado na noite desta sexta-feira.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o avião do governo não poderá seguir viagem até o início da tarde deste sábado devido às regras estipulando intervalos para a tripulação. Merkel deve ficar em um hotel em Lisboa.

O ministro de Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, também teve seu voo desviado para a Turquia, após uma visita ao Afeganistão. Ele voava de volta á Alemanha com soldados feridos em um ataque no norte afegão, na quinta-feira.

Guttenberg deve aterrissar em Istambul na noite desta sexta-feira, e os soldados devem ser levados a um hospital local.

Não há previsão para a chegada de Guttenberg na Alemanha, mas o ministério diz que deve ser no mínimo este sábado.

Situação parecida à do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que não poderá voltar hoje a seu país devido a suspensão de voos na República Tcheca, onde realiza uma visita oficial.

A nuvem de cinza do vulcão islandês Eyjafjalla não afetou Portugal diretamente, mas o fechamento do espaço aéreo em vários países do norte da Europa obrigou o cancelamento de muitos voos em Portugal.

A principal companhia portuguesa, TAP, anunciou que cancelou centenas de voos desde na quinta-feira para vários destinos europeus, entre eles Londres, Escandinávia, Hamburgo, Luxemburgo, Praga, Varsóvia e Budapeste.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página