Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2004 - 08h04

Ataque em Bagdá fere 2; Samarra já tem 147 mortos

Publicidade

da Folha Online

Dois civis iraquianos foram feridos por morteiros que caíram perto de um edifício do Ministério do Interior no centro de Bagdá [capital iraquiana] nesta terça-feira, após uma ação similar contra o Ministério do Petróleo que não deixou vítimas.

Em Samarra (norte), cidade que os EUA tentam recuperar o controle, o saldo de mortos desde sexta-feira (1º) já é de 147 pessoas.

Após o ataque desta terça-feira, que ocorreu por volta das 8h15 (2h15 de Brasília), soldados americanos e policiais iraquianos cercaram o setor. Ainda não há informações sobre qual seria o alvo do atentado.

Ontem explosões de carros-bomba mataram ao menos 26 pessoas em diferentes ações em Bagdá e em Mossul (norte).

Em um dos ataques de ontem, o alvo foi a entrada da Zona Verde [região que abriga a sede da coalizão anglo-americana]. Pelo menos 15 pessoas morreram e 80 ficaram feridas.

Mais tarde, um segundo carro-bomba explodiu, atingindo um comboio de três veículos que deixava um estacionamento que é utilizado por hotéis de luxo. Tanto a Zona Verde quanto a área dos hotéis já foram alvo de outros atentados no passado.

Ataque aéreo

Também ontem, aviões americanos bombardearam duas casas em Fallujah [50 km a oeste de Bagdá], causando a morte de ao menos 11 pessoas, incluindo mulheres e crianças.

O Exército dos EUA, que freqüentemente acusa hospitais de aumentar o número de vítimas, disse que o alvo do ataque eram seguidores do terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, que teria laços com a rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden.

Na semana passada, os EUA deram início a uma ação para retomar o controle da cidade de Samarra, no norte do Iraque, considerada uma das fortalezas rebeldes --as outras são Fallujah e o bairro de Sadr City [no subúrbio de Bagdá].

De acordo com novos balanços divulgados pelo sargento norte-americano Robert Powell, 20 civis e 127 rebeldes morreram na ação. Outros 126 rebeldes foram capturados, desde a última sexta-feira (1º).

Segundo o sargento, este número foi estabelecido a partir de avaliações do Exército americano e de informações coletadas no hospital e no Ministério de Saúde da Província de Salaheddine, onde fica Samarra.

A cifra anterior divulgada pelo Exército americano indicava 150 mortos na operação, mas não determinava o número de civis e de rebeldes mortos.

Leia mais
  • Polícia encontra corpos decapitados no Iraque
  • Exército dos EUA acusa 4 militares pela morte de general iraquiano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a cidade de Samarra
  • Leia mais notícias no especial Iraque sob Tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página