Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2004 - 10h25

Al Jazira diz que recebeu suposto vídeo de Bin Laden no Paquistão

Publicidade

da France Presse, em Islamabad
da Folha Online

O correspondente da emissora de televisão por satélite Al Jazira em Islamabad, capital do Paquistão, declarou neste sábado que recebeu o suposto vídeo de Osama Bin Laden em seu escritório.

"Alguém entregou o vídeo e o deixou na entrada do meu escritório", disse Ahmad Zaidan. "O vídeo estava num envelope. Abri e percebi que se tratava de uma gravação de Bin Laden", acrescentou.

Zaidan disse que "antes de veicular a fita, o escritório, assim como sempre faz a Al Jazira, verificou a autenticidade do vídeo". "Achamos que seja autêntico", disse, lembrando que o vídeo durava 17 minutos.

O vídeo de Bin Laden apareceu na noite de ontem, a menos de cem horas do início das eleições americanas, que vive uma campanha presidencial dominada pelo debate sobre a capacidade dos candidatos para acabar com o terrorismo.

Reação

A divulgação do vídeo provocou uma instantânea reação dos candidatos à Casa Branca.

O presidente americano e candidato à reeleição, George W. Bush, afirmou que os Estados Unidos "não serão intimidados" por Bin Laden.

Seu adversário democrata, John Kerry, prometeu "perseguir e destruir" o chefe da Al Qaeda.

Os EUA tentaram, sem sucesso, evitar a divulgação do suposto vídeo de Bin Laden, segundo um alto membro do Departamento de Estado americano, que pediu para não ser identificado.

O pedido foi feito ao emir do Qatar, xeque Hamad al Khalifa, que é o principal financiador do canal, afirmou o responsável americano.

Segundo ele, A Al Jazira não transmitiu todo o conteúdo da fita, na qual Bin Laden ameaça os Estados Unidos com atentados similares aos de 11 de setembro de 2001.

"Eles só divulgaram alguns trechos do vídeo", afirmou a fonte, que disse ter visto a fita inteira.

Com France Presse

Leia mais
  • Al Jazira mostra suposto vídeo de Bin Laden ameaçando EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os ataques de 11 de Setembro
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página