Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2004 - 08h02

Presidente eleito do Afeganistão toma posse

Publicidade

da Folha Online

Hamid Karzai, eleito presidente do Afeganistão no mês de outubro, assumiu oficialmente o cargo nesta terça-feira em Cabul [capital], na presença de mais de cem autoridades estrangeiras, incluindo o vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, e o secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld.

Havia um forte esquema de segurança no local. Karzai lidera o governo afegão desde a deposição do regime Taleban no final de 2001. O presidente eleito jurou, sobre o Alcorão [o livro sagrado do islã], respeitar e supervisionar a aplicação da Constituição, e proteger a independência do país.

Militantes do Taleban [grupo extremista islâmico que controlava mais de 90% do Afeganistão] fizeram ameaças de que iriam impedir o mandato de Karzai.

"Com a cooperação internacional, poderemos tirar a raiz do terrorismo do Afeganistão", afirmou Karzai.

O novo presidente do Afeganistão, eleito por voto direto pela primeira vez no país, prometeu desarmar as milícias, lutar contra o narcotráfico, corrupção, e criar uma unidade nacional, que una os diferentes grupos étnicos e tribos, ao menos pelos próximos cinco anos.

Ao menos seis supostos militantes do Taleban e três soldados foram mortos na Província de Khost, ao sul do país, ontem. Desde a deposição do regime, confrontos entre militantes e as forças de segurança afegãs têm sido constantes.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hamid Karzai
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página