Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2004 - 16h41

Primeira "Miss Cirurgia Plástica" é eleita na China

Publicidade

da France Presse, em Pequim
da Folha Online

O culto à beleza viu nascer na China uma nova moda, neste sábado, em Pequim, com a coroação da primeira "Miss Cirurgia Plástica". O título nacional "Renzao Meinu" (beleza artificial) foi dado a uma jovem que quer, ela mesma, ser cirurgiã plástica.

Feng Xian, 22, a felizarda eleita, afirmou estar "orgulhosa" de sua nova beleza, apesar de artificial --alcançada graças a injeções de botox e lipoaspirações. "Decididamente, valeu a pena. Agora, tornei-me a mais bela", declarou a jovem, que também operou os olhos.

O evento aconteceu após uma garota de 18 anos ter sido desqualificada de um concurso de beleza chinês, no início deste ano, por ter feito uma cirurgia plástica.

Neste concurso, as participantes tiveram de submeter documentos, fotos ou evidências de que tinham feito plástica.

Entre os patrocinadores, estavam clínicas privadas de beleza até hospitais de cirurgia plástica.

Depois de décadas de austeriadade sob o regime socialista de Mao Tsé Tung, a China já é hoje o oitavo mercado cosmético do mundo e o segundo da Ásia.

A indústria cosmética chinesa conta com 12,2 milhões de esteticistas profissionais. No ano passado, o setor movimentou US$ 20,3 bilhões, 20% mais que no ano anterior.

Eleita

A eleita acredita que o fato de ter sentido na pele todas essas cirurgias a ajudará no futuro, em sua carreira como médica. Xian deixou para trás outras 19 finalistas, com idades entre 17 e 62 anos. A vencedora ganhou presentes no valor de US$ 6.000, entre eles, jóias e uma visita gratuita a salões de cirurgia estética no Japão.

O segundo lugar ficou com Zhang Shuang, 22, que operou os olhos, mudou a forma do rosto e do nariz e colocou silicone nos seios. Uma outra beleza artificial, Liu Xiaojing, 22, revelou alguns dias antes do concurso que, há três anos, era um homem. "A beleza é o sonho de todo o mundo, não apenas das mulheres", afirmou. Xiaojing ganhou um prêmio especial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cirurgias plásticas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página