Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2004 - 13h22

Após terremoto, Itamaraty orienta brasileiros com familiares na Ásia

Publicidade

da Folha Online

O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje nota orientando os brasileiros que possuem familiares ou amigos nos países asiáticos atingidos pelo terremoto e maremoto que causaram a morte de ao menos 21 mil pessoas.

O Itamaraty pede que a solicitação de informações ou o fornecimento de dados sobre o paradeiro de brasileiros que estavam no sul da Ásia ontem --quando aconteceu a tragédia-- sejam dirigidas à Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores pelos telefones (61) 411-6999 e (61) 9976-8205 ou também pelo e-mail dac@mre.gov.br.

Ondas gigantes causadas pelo terremoto atingiram ontem Sri Lanka, Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia, ilhas Maldivas e Mianmar, matando aos menos 21 mil pessoas.

As informações sobre vítimas brasileiras na região ainda são desencontradas. Agências de notícias chegaram a confirmar a morte da diplomata brasileira Lys Amayo de Benedek D'Avola e de seu filho de dez anos na ilha tailandesa de Phi Phi.

Entretanto, o Itamaraty não confirma nem desmente a morte desses dois brasileiros. O ministério deve divulgar até o final do dia um balanço sobre possíveis vítimas brasileiras na região.

Mensagem de Lula

Em outra nota divulgada pouco depois, o Itamaraty manifestou solidariedade aos familiares das vítimas e informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagens aos chefes de Estado dos países atingidos devido à "catástrofe".

O governo também informou estudar enviar assistência para ajudar a minimizar os efeitos do maremoto.

Leia mais
  • Organizações de ajuda alertam para epidemias no sul da Ásia
  • Países afetados por tsunami precisarão de US$ 5 bilhões, diz Bird
  • Técnicos dos EUA não sabiam como alertar países da Ásia

    Especial
  • Conf a especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página