Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2005 - 17h30

Saiba mais sobre o papa João Paulo 2º

Publicidade

da Folha Online

Karol Józef Wojtyla, conhecido como João Paulo 2º desde sua eleição ao papado em 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), uma pequena cidade a 50 km de Cracóvia, em 18 de maio de 1920.

Reuters
O papa João Paulo 2º, 84
Sua infância e juventude foram marcadas pela morte de sua família e pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sua mãe, Emilia Kaczorowska, morreu no trabalho de parto de sua filha. Três anos depois, O irmão de João Paulo 2º, Edmund, um médico, morreu de escarlatina, que contraiu de um paciente. Por fim, o pai do papa, Karol Wojtyla, funcionário do Exército, morreu em 1941.

Antes de se dedicar completamente à vida eclesiástica, ele era apaixonado pela poesia e dramaturgia --foi pioneiro de grupo de teatro-- e tinha como hobby o esporte --esqui, natação, remo, futebol e patinação no gelo.

Estudo

Aos 18 anos, ingressou na faculdade de literatura e filosofia de Jagiellonian (Cracóvia), que acabou sendo fechada após a ocupação nazista na Polônia.

Na universidade, teve uma namorada. Danuta Michalowska teria sido seu "primeiro amor", com quem, porém, não teria passado de um beijo na mão enluvada.

Foi, então, obrigado a trabalhar por quatro anos numa pedreira e numa indústria química. Concomitantemente, passou a cursar clandestinamente um seminário.

Com o fim da guerra, decidiu cursar teologia na mesma universidade, sendo ordenado padre em novembro de 1946. Logo em seguida, foi enviado a Roma por seu padrinho, Adam Stefan Sapieha [arcebispo de Cracóvia].

Na Itália, terminou seu doutorado em teologia em 1948, com tese sobre a fé no trabalho de São João da Cruz. Nas férias, trabalhava no auxílio a imigrantes poloneses na França, Bélgica e Holanda.

De 1948 a 1951, foi vigário em várias paróquias na Polônia, retomou seus estudos de filosofia e teologia, escreveu sua famosa tese sobre Max Scheler e se tornou professor de teologia moral e ética social no seminário de Cracóvia e na Faculdade de Teologia de Lublin.

Nomeação

Em 4 de julho de 1958, foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia pelo papa Pio 12. Em 13 de janeiro de 1964, foi nomeado arcebispo de Cracóvia pelo papa Paulo 6º, que o fez cardeal em 26 de junho de 1967. Sua atuação no Vaticano aumentou com a participação em assembléias de bispos.

Com ar de galã, sorriso puro e permanente e devoto de Maria, Karol Józef Wojtyla foi eleito papa em 16 de outubro de 1978, aos 58 anos, em votação considerada surpresa, por não ser italiano e muito influente no Vaticano. Teria sido votado na oitava tentativa, após sete escrutínios sem resultado, por 103 dos 109 cardeais com direito a voto.

João Paulo 2º é o 264º papa, o primeiro polonês e o primeiro não-italiano em 455 anos. Em sua gestão, publicou três livros: "Cruzando o caminho da Esperança" (outubro de 1994), "Dádiva e Mistério: o 50º Aniversário de Minha Ordenação Sacerdotal" (novembro de 1996) e o livro de poemas "Tríptico Romano - Meditações" (março de 2003).

Recorde

Ele também é o que mais beatificou (1.345 proclamados) e mais canonizou (483 santos). Nomeou mais da metade dos bispos do planeta e quase todos os cardeais eleitores do atual colégio cardinalício.

Nenhum outro papa realizou tantos encontros: aproximadamente 18 milhões de peregrinos participaram de uma de suas 1.100 audiências, visitou 130 países, realizou 1.350 encontros com chefes de Estado.

Todos os outros papas da História proclamaram, juntos, um total de 1.310 beatos e 300 santos, desde que foi criada a congregação vaticana encarregada dos santos, em 1588. Antes dessa data, os santos eram proclamados por decisão popular.

Em 25 de janeiro de 1979, fez sua primeira viagem oficial internacional, para República Dominicana, México e Bahamas. No ano seguinte, sua única viagem oficial foi para o Brasil, onde esteve também em 1991 e 1997.

Sua saúde começou a se agravar em 13 de maio de 1981, quando sofreu um atentado, diante de 10 mil fiéis, na Basílica de São Pedro. Foi baleado na mão e no estômago pelo turco Mehmet Ali Agca.

Depois, foi operado no intestino, teve o apêndice extraído, teve implantado prótese no fêmur direito e sofre de mal de Parkinson.

Leia mais
  • Papa melhora, respira sem aparelhos e toma café da manhã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página