Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2005 - 08h20

Forte terremoto atinge ilha na Indonésia

Publicidade

da Folha Online

Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter atingiu neste sábado a ilha indonésia de Sulawesi, causando pânico nas regiões litorâneas do país e fazendo com que os moradores dessas área se refugiassem em localidades mais altas temendo tsunamis.

No final do ano passado, um terremoto de 9 graus na escala Richter, causou tsunamis [ondas gigantes] e um maremoto que dizimou cidades inteiras no sul da Ásia e leste da África. A tragédia deixou ao menos 280 mil mortos na Ásia. Só na Indonésia, mais de 160 mil pessoas morreram.

O tremor ocorreu por volta das 8h (22h desta sexta-feira, no horário de Brasília), e teve seu epicentro a 224 quilômetros ao sul de Kendari, a capital da Província de Sulawesi, no sudeste da Indonésia.

Não há registros de vítimas, até o momento, mas as paredes de um edifício do governo local se romperam com o tremor, segundo uma emissora de rádio local.

Taiwan

Taiwan também registrou dois tremores de terra na madrugada deste sábado. Os terremotos tiveram a intensidade de 5,9 e 4,8 graus na escala Richter, mas não causaram vítimas ou danos materiais, informou o Centro Nacional de Sismologia.

O primeiro tremor ocorreu às 4h18 locais (18h18 desta sexta-feira, no horário de Brasília), e seu epicentro foi registrado 43 km a leste de Taitung. O segundo ocorreu às 5h19 (19h19 desta sexta-feira, no horário de Brasília), e seu epicentro foi registrado 37,km a leste de Hualien.

Taiwan fica numa área em que terremotos são freqüentes. O mais forte ocorreu em 1999, quando um tremor de 7,6 graus na escala Richter matou 2.400 pessoas.

Visita

AP
Bill Clinton olha de helicóptero áreas atingidas
Neste sábado, os ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton (1993-2001) e George Bush (1989-1993) chegaram à Tailândia, na primeira parada de uma viagem pelos países mais atingidos pelo tsunami.

Clinton e Bush foram à região a pedido do governo de George W. Bush. A iniciativa faz parte de uma campanha da Casa Branca para arrecadar fundos para as vítimas do desastre de dezembro.

Os dois ex-presidentes começaram a visita pelo vilarejo de Baan Nam Khem, na Tailândia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia

    Especial
  • Leia mais na especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre ondas gigantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página