Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2005 - 14h53

Boletim médico sobre saúde do papa será divulgado nesta sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 84, foi levado ao hospital pela segunda vez em menos de 30 dias devido a complicações em seu sistema respiratório, afetado por uma gripe que o deixou internado nos primeiros dez dias deste mês. O primeiro boletim médico sobre a saúde do papa será divulgado nesta sexta-feira, às 12h (8h de Brasília).

Ele está hospitalizado no hospital Gemelli, em Roma, que tem uma suíte especial para o sumo pontífice.

"Na tarde desta quarta-feira, o Santo Padre sofreu uma recaída da síndrome de gripe que teve nas últimas semanas. Por este motivo, foi hospitalizado na manhã desta quinta-feira no hospital Gemelli para receber assistência especializada e ser submetido a exames", declarou Joaquín Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano.

O embaixador do Chile no Vaticano, Maximo Pacheco, afirmou à agência de notícias Associated Press que o papa "sofreu uma grave recaída", de acordo com informações que teria obtido junto ao secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano.

Segundo a agência de notícias Reuters, fontes do Vaticano disseram que, mesmo após ter deixado o hospital no último dia 10, o papa continuou apresentando febre e dificuldades para respirar.

Compromissos

Na manhã desta quinta-feira, o papa era esperado em uma cerimônia para ordenar santificações no Vaticano.

Enquanto cardeais e bispos esperavam por João Paulo 2º, colaboradores pediram para que o cardeal Sodano assumisse a cerimônia. O papa assistiu o evento pela TV, em um quarto ao lado do salão onde ocorreu o evento.

João Paulo 2º escreveu um pequeno texto para ser lido por Sodano, informando que assistia à cerimônia.

Suas condições de saúde pioraram rapidamente, e médicos do Vaticano pediram pela transferência imediata do sumo pontífice ao hospital.

Nesta quarta-feira, o papa realizou sua audiência semanal por meio de equipamentos de videoconferência, e falou aos peregrinos de seu estúdio particular, por causa do frio e da chuva que caiu em Roma. E, apesar de aparentar boa saúde, falou apenas durante 25 minutos, em detrimento dos 90 minutos habituais que dura a cerimônia.

Internação

No dia 1º deste mês, João Paulo 2º foi internado às pressas com uma crise respiratória causada por uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia], e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração].

Por conta do agravamento de seu estado de saúde, pela primeira vez em 26 anos o papa não conduziu a missa de Quarta-Feira de Cinzas, realizada no último dia 10.

Apesar do mal de Parkinson, João Paulo 2º tem comparecido a seus compromissos e aparecido em público. A última vez em que o papa teve seus compromissos adiados --antes da gripe-- foi em setembro de 2003, quando cancelou sua audiência pública semanal por causa de uma doença intestinal.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia mais sobre a vida de João Paulo 2º
  • Saiba mais sobre a saúde do papa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página