Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2005 - 15h31

CIA recebeu autorização para enviar terroristas ao exterior

Publicidade

da Folha Online

A CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos, recebeu da Casa Branca sinal verde para enviar supostos terroristas ao exterior para serem interrogados, afirmou neste domingo o jornal "The New York Times", citando fontes do governo americano.

A ação da Casa Branca permitiu que a inteligência americana transferisse suspeitos sem a necessidade de solicitar permissão oficial à fiscalização de Estado, disse o diário.

De acordo com o "Times", a possibilidade de realizar tal manobra foi dada à CIA pela Casa Branca em um documento, classificado como secreto, assinado pelo presidente george W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001.

O processo, peça chave na política de combate ao terrorismo nos EUA, foi duramente criticado por organizações de defesa dos direitos humanos, que observam a margem dada para a ocorrência de torturas contra prisioneiros.

Em um artigo intitulado "A tortura externa", publicado em fevereiro, a revista " The New Yorker" já havia afirmado que supostos terroristas foram enviados ao Egito, Síria, Marrocos, e Jordânia, nações conhecidas por utilizar torturas em seus interrogatórios.

O governo norte-americano desmente qualquer acusação de tortura. Indagado sobre o artigo publicado pelo "New York Times", o diretor de comunicação da Casa Branca, Dan Bartlett, afirmou: "Nós não torturamos nos Estados Unidos e não exportamos a tortura".

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre direitos humanos nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página