Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2005 - 08h52

Explosão em refinaria do Texas deixa 14 mortos e mais de cem feridos

Publicidade

da Folha Online

Uma explosão atingiu nesta quarta-feira a unidade petroquímica da empresa British Petroleum, localizada na cidade de Texas City, a 55 quilômetros ao sul de Houston (Texas), deixando 14 mortos e ferindo mais de cem pessoas, afirmaram autoridades locais nesta quinta-feira.

"Há muitas pessoas que ainda não foram encontradas", disse Don Parus, gerente da refinaria, horas depois da explosão. Segundo ele, a causa do acidente ainda não foi determinada, e as primeiras informações apontam para a unidade de isomerização, onde é realizado o tratamento de alguns combustíveis.

Imagens de TV mostraram que o local foi coberto por uma densa fumaça preta. O resgate segue procurando por sobreviventes nos escombros. Bombeiros, policiais e equipes de resgate com helicópteros foram enviadas ao local.

Manutenção

Neil Chapman, um porta voz da empresa, afirmou que a refinaria estava fechada para um processo de manutenção que ocorre anualmente. A explosão aconteceu quando alguns processos estavam sendo gradualmente iniciados. Especialistas afirmam que esse tipo de acidente ocorre justamente no momento em que os processos voltam a ter fluxo, e raramente acontece quando a empresa está operando normalmente.

A British Petroleum recebe petróleo via oleoduto e também por navio. Grande parte do produto vem da Arábia Saudita e da Venezuela.

"Isso terá um grande impacto na infra-estrutura da refinaria", afirmou Annie Smith, porta-voz da empresa em Houston. "Mas a refinaria não será fechada."

Petróleo

A unidade da British Petroleum em Texas City é uma da maiores do país. Emprega 1.800 pessoas, e processa 460 mil barris de petróleo ao dia.

Há cerca de um ano, em 31 de março de 2004, uma série de explosões atingiu a refinaria, sem causar vítimas.

Essa também não é a primeira vez que a cidade de Texas City sofre com um acidente de maiores proporções. Em abril de 1947, dois navios --ancorados no porto da cidade-- carregados com nitrato de amônia, explodiram, deixando 576 mortos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Explosão em refinaria do Texas mata 14 e fere cem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões em refinarias
  • Leia o que já foi publicado sobre o Texas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página