Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2005 - 21h42

Zagallo diz que "família católica perdeu seu irmão mais importante"

Publicidade

AUGUSTO ZAUPA
da Folha Online

O coordenador técnico da seleção brasileira de futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo, disse neste sábado que, com a morte do papa João Paulo 2º, a "família católica perdeu o seu irmão mais importante e bem-quisto".

"É um fato muito triste. O mundo católico perdeu nosso grande chefe. Ele era um homem que dedicou a todo o instante da sua vida para os mais fracos. Mesmo sem saúde, ele ajudava pessoas e países que precisavam de apoio. Com a morte dele, perdemos um grande ente querido da família cristã mundial", desabafou Zagallo.

"Mesmo não sendo italiano [o papa era polonês], ele foi o papa mais querido da história. Um fato que me marcou profundamente, foi aquele atentado [em 13 de maio de 1981]. Apesar de ele ter quase morrido, ele perdoou aquele rapaz turco [Mehmet Ali Agca] que quis lhe tirar a vida. Agora, com a morte dele, fico com os olhos cheios de lágrimas", acrescentou.

Tetracampeão do mundo pela seleção (Suécia-1958, Chile-62, México-70 e EUA-94), Zagallo ficou marcado pela imagem nas semifinais da Copa do Mundo da França-98 quando, segurando um santinho de Santo Antônio, passava mensagens positivas para o jogadores momentos antes das cobranças de pênaltis contra a Holanda --o Brasil venceu por 4 a 2.

"Sou um devoto de Santo Antônio por causa da minha mulher. Ela sempre me falou bem dele, que me dá muita fé. Em todas as Copas que estive, sempre levei a imagem dele e pães, abençoados pela igreja, que distribuía para todos os jogadores que fossem católicos, antes dos jogos."

Apesar de não ter assistido uma missa realizada por João Paulo 2º, Zagallo revela que já esteve na praça São Pedro, no Vaticano, onde viu o papa acenando para os fiéis.

"Nunca estive frente a frente com ele. Na maioria das vezes que estive na Itália, sempre fui a trabalho e não consegui ver uma missa rezada por ele, mas era algo que desejava realizar", disse.

Leia mais
  • Funerais devem durar nove dias
  • Veja frases do papa João Paulo 2º sobre diversos temas

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página