Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2005 - 08h04

Cardeais fazem mais uma reunião para organizar conclave

Publicidade

RICARDO FELTRIN
enviado especial da Folha Online a Roma

Terminou na manhã desta segunda-feira a sétima reunião da Congregação dos Cardeais depois da morte do papa João Paulo 2º, para prosseguir com a preparação do conclave, que se inicia na próxima segunda-feira (18) para a eleição de um novo papa.

Os cardeais saíram pela porta do Santo Ofício, na basílica de São Pedro (Vaticano). Chamados pelos jornalistas, os religiosos se recusaram a se aproximar. Entraram em diferentes veículos e deixaram rapidamente o local.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, 134 cardeais participaram dessa reunião.

Na semana passada, os cardeais optaram por manter a máxima reserva e não conceder mais entrevistas à imprensa, para que as especulações sobre a eleição de um novo sumo pontífice não sejam ainda maiores.

Ainda esta semana, os prelados devem iniciar a análise dos problemas atuais que a igreja enfrenta em todo o mundo. As discussões vão apontar quais candidatos serão adequados no próximo conclave.

Conclave

A Congregação de Cardeais iniciou suas reuniões diárias na última segunda-feira (4), mas até agora se tinham centrado nos detalhes das exéquias de João Paulo 2º e a resolução de questões administrativas.

Aos encontros podem assistir os 183 cardeais que integram o colégio cardinalício, independentemente de sua idade, embora só aqueles com menos de 80 anos podem participar do conclave.

João Paulo 2º nomeou praticamente todos os cardeais que vão participar do conclave. Dos 117 com menos de 80 anos, apenas três não foram nomeados por Karol Wojtyla: o cardeal alemão Joseph Ratzinger, o americano William W. Baum e filipino Sin, um dos ausentes devido a problemas de saúde.

Durante a Sede Vacante --período entre a morte de um papa e a eleição do seguinte--, a Congregação de Cardeais exerce o papel de governo provisório da igreja, liderado pelo cardeal camerlengo, o espanhol Eduardo Martínez Somalo.

Leia mais
  • Cardeal acusado de acobertar pedofilia reza missa em memória do papa
  • Milagres de João Paulo 2º começam a ser revelados, diz jornal

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia mais na especial sobre a sucessão no Vaticano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página