Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2005 - 10h20

Cardeais iniciam amanhã escolha no novo papa

Publicidade

da Folha Online

Os 115 cardeais que escolherão, a partir de amanhã, o novo líder da Igreja Católica no mundo se recolhem já neste domingo na Casa Santa Marta, local do Vaticano onde ficarão hospedados até a eleição final do sucessor de João Paulo 2º, morto no último dia 2 de abril.

Os trabalhos do conclave começam amanhã. Porém, pode ser que ainda não ocorra nenhuma votação. A decisão será tomada apenas nesta segunda-feira pelos religiosos do Colégio de Cardinalícios com menos de 80 anos --apenas os cardeais desta faixa etária têm direito a voto, os outros, no entanto, também podem ser votados.

Cardeais de 52 países que representam os cinco continentes serão alojados, nesta tarde, na residência do Vaticano, uma das novidades introduzidas às regras do conclave por João Paulo 2º. O objetivo é dar conforto aos cardeais, que em outras reuniões ficavam apenas na capela Sistina, local das deliberações e das votações.

Os cardeais só sairão do Vaticano quando tiverem escolhido o novo papa, e isto não tem prazo para ocorrer. Duas sessões diárias seguidas de votações e das tradicionais fumaças (preta, quando a votação não eleger um sucessor, e branca quando alguém for escolhido) marcarão o ritmo dessa reunião.

O conclave, cujo ritual está detalhado na Constituição Apostólica, começará às 10h locais (5h em Brasília) com uma missa intitulada "Pela eleição do pontífice romano", na basílica de São Pedro. Às 16h30 (11h30 de Brasília) os cardeais, então, seguirão para a Capela Sistina, entoando o hino Veni Creator, no qual os religiosos pedem que o Espírito Santo os ilumine.

Após isso, um a um, os cardeais pronunciarão um juramento com a mão sobre o evangelho, prometendo guardar segredo absoluto sobre a eleição.

A partir desse momento, a única comunicação entre o lado de fora e o lado de dentro ocorrerá duas vezes ao dia, às 12h e 19h locais, pela chaminé por onde sairá a fumaça da queima dos votos.

A fumaça será negra quando as votações não tiveram um resultado definido e branca quando os cardeais tiverem escolhido um novo papa. Segundo o Vaticano, o nome do escolhido será conhecido 45 minutos depois da fumaça branca aparecer.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre a sucessão do papa
  • Veja os principais nomes cotados na sucessão do papa
  • Entenda passo a passo como ocorre o conclave
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página