Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 15h48

Leia algumas frases ditas por Joseph Ratzinger, o papa Bento 16

Publicidade

da Folha Online

Leia abaixo algumas frases famosas do cardeal alemão Joseph Ratzinger, 78, novo papa Bento 16:

Aclamação

"Após o grande papa João Paulo 2º, os cardeais escolheram a mim, um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor". (em seu primeiro pronunciamento como novo sumo pontífice da Igreja Católica)

Ego e individualismo

"Nós estamos nos dirigindo em direção à ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e que tem como seu maior valor o ego e os desejos de cada um. (...) Nós devemos nos tornar maduros na fé, nós devemos guiar o rebanho de Cristo nessa fé".
(na missa na basílica de São Pedro antes do conclave)

Imundície na Igreja

"Quanta imundície há na igreja, mesmo entre aqueles que, no sacerdócio, devem pertencer inteiramente a Ele. Quanto orgulho, quanta auto-suficiência".
(na missa da Sexta-feira Santa em 2005)

Europa

"Nas horas de seu maior apogeu, a Europa parece ter se tornado vazia por dentro, paralisada por uma crise que ameaça sua saúde e a faz depender de transplantes".
(No recente livro publicado "Valores em Tempos de Reviravolta")

Outras igrejas

"A Igreja Católica é a mãe de todas as igrejas cristãs. Por isso, outras igrejas não devem ser consideradas 'irmãs' da Igreja Católica."

Clonagem

"Um homem produzido por outros homens no laboratório deixa de ser um presente de Deus, da natureza. Assim como ele pode ser fabricado, ele pode ser destruído."

"A clonagem humana é mais perigosa que as armas de destruição em massa."

Aborto

"Os cristãos devem ser contra decisões judiciais e leis que autorizem o aborto e a eutanásia, considerados pecados graves."

Homossexuais

"A igreja classifica os casamentos homossexuais como imorais, artificiais e nocivos."

Superstição

"Rituais que dependem da superstição e outros erros constituem um obstáculo para a salvação."

Rock

"O rock é uma expressão básica das paixões que, em grandes platéias, pode assumir características de culto ou até de adoração, contrários ao cristianismo."

Pedofilia na Igreja

"Estou convencido que as notícias freqüentes sobre padres católicos pecadores [pedófilos] fazem parte de uma campanha planejada para prejudicar a Igreja Católica."

Feminismo

"Algumas formas de feminismo tornam as mulheres adversárias dos homens. O enfraquecimento da definição da identidade sexual tornou o homossexualismo e heterossexualismo praticamente equivalentes."

Eutanásia

"Um católico será considerado culpado por cooperar com o mal, e não poderá receber a comunhão, se votar em um candidato político porque ele é a favor da eutanásia e/ou do aborto."

Divórcio

"O ato de comungar apenas porque o católico vai à missa é um abuso e precisa ser corrigido. Muitas vezes, o responsável pela comunhão deve se recusar a dar a hóstia para algumas pessoas --entre elas, aquelas que foram excomungadas e as que insistem em cometer pecados graves."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Conclave elege o alemão Ratzinger para dirigir a Igreja Católica
  • Primeira viagem de Bento 16 deve ser à Alemanha
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página