Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2005 - 20h34

Mesmo sem o mesmo carisma de João Paulo 2º multidão aplaude Bento 16

Publicidade

RODRIGO WERNECK
Colaboração para a Folha Online, de Roma

A escolha de Joseph Ratzinger, o Bento 16, como substituto de Karol Josef Wojtyla, o João Paulo 2º, esteve longe de ser uma surpresa na praça de São Pedro.

Favorito absoluto pelos vaticanistas, a ascensão de Ratzinger foi vista como uma escolha lógica do Colégio de Cardeais e frustrou quem esperava um papa não-europeu ou um sumo pontífice progressista.

Mesmo sem o mesmo carisma de João Paulo 2º, o papa Bento 16 foi ovacionado a todo o momento pelo público na praça São Pedro. Os aplausos mais calorosos, porém, sucederam a uma citação ao nome de seu antecessor, João Paulo 2º, logo no início de seu discurso.

A moçambicana Patrícia Nicolau não escondeu uma ponta de frustração. Ela torcia e acreditava na eleição de um cardeal africano. "Como não foi desta vez, torço para que ele olhe pelos países mais pobres, para quem não tem o que comer", disse.

Até os compatriotas de Ratzinger foram comedidos ao falar de sua escolha. O universitário alemão Fabrizio Micolizzi, de Stuttgart, disse que Bento 16 é mais "humano do que parece". Ao lado de três colegas, ele era o único a carregar uma bandeira da Alemanha na praça de São Pedro.

"Participei de uma missa dele na semana passada, aqui no Vaticano, e acho que vai ser difícil ele despertar os mesmos sentimentos que o mundo inteiro, e os poloneses em especial, tinham por João Paulo 2º. Ele é reconhecido na Alemanha, mas suas posições doutrinarias desagradam muita gente", disse.

Na noite desta terça-feira em Roma, podia-se ver algumas velas e buquês de flores deixados aos pés de monumentos da praça de São Pedro quase deserta, sinal de que o papa Bento 16 já desfruta de alguma empatia entre os fiéis.

Leia mais
  • Ouça relato do repórter da Folha Online sobre a emoção dos fiéis no Vaticano
  • Leia o que já disse Ratzinger sobre os mais variados assuntos
  • Para novo papa, rock e música pop são "cultos profanos"
  • Ultraconservador, novo papa condena gays e adoção

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página