Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2005 - 11h15

Ataques no Iraque deixam ao menos 12 mortos neste sábado

Publicidade

da Folha Online

Um ataque com carro-bomba a um comboio da Guarda Nacional iraquiana na cidade de Abu Ghraib (30 km a oeste de Bagdá) deixou ao menos nove soldados iraquianos mortos e outros 20 feridos, segundo a polícia local.

Alguns dos feridos foram levados para o hospital do presídio de Abu Ghraib. Segundo fontes militares ouvidas pela agência de notícias Reuters, nenhum deles foi levado à ala americana da prisão, tendo ficado na ala iraquiana.

Nesta quarta-feira, um ataque ocorrido perto de um comboio americano que patrulhava a prisão de Abu Ghraib [localizada nas cercanias de Bagdá] deixou dois iraquianos foram mortos e cinco feridos.

No início deste mês, 40 insurgentes atacaram a prisão de Abu Ghraib deixando feridos ao menos 44 soldados americanos e 12 detentos. Um comunicado atribuído grupo do terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, vinculado à rede Al Qaeda [de Osama bin Laden], distribuído pela internet neste domingo, reivindicava o atentado.


Mais violência

Em um outro ataque, em Bagdá, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas --entre elas três soldados americanos-- num atentado suicida contra um comboio militar americano. "Um homem que se encontrava num automóvel civil morreu e o motorista ficou ferido", afirmou o comissário da polícia local, Salah Chimmari.

Segundo um funcionário do Ministério do Interior iraquiano, a explosão ocorreu numa rua lateral à estrada que leva ao Aeroporto de Bagdá.

O Exército americano anunciou, em um comunicado, que o atentado deixou dez feridos (sete iraquianos e três soldados americanos). O ataque também destruiu um veículo militar americano e dois veículos civis iraquianos.

O ataque foi reivindicado pelo grupo do terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, vinculado à rede Al Qaeda [de Osama bin Laden]. "Neste sábado, um leão da brigada dos mártires conduziu um ataque heróico contra um comboio de judeus e de cruzados no caminho do aeroporto e se fez explodir para merecer o paraíso", diz um comunicado atribuído ao grupo.

Nas proximidades de Baquba (60 km a nordeste de Bagdá), uma garota de 10 anos e um professor universitário foram mortos, e outros quatro civis ficaram feridos, em dois ataques durante a madrugada.

Segundo as autoridades, a menina morreu durante a explosão de um carro-bomba no centro da cidade. O professor da Universidade de Baquba, Mustafá Abdel Jelil, foi morto em outro ataque, a apenas cem metros de distância, que também deixou quatro civis feridos.

Em Mossul, a 360 km de Bagdá, uma bomba colocada na margem de uma estrada atingiu um comboio militar iraquiano, deixando três soldados feridos, de acordo com fontes médicas do hospital da cidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página