Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 21h32

Trabalhistas lideram contagem parcial de eleições britânicas

Publicidade

da Folha Online

Autoridades britânicas liberaram resultados parciais das eleições gerais desta quinta-feira no país em que apontam vitória dos trabalhistas.

Até as 21h (horário de Brasília), o Partido Trabalhista lidera a contagem com 36 dos 646 membros do Parlamento eleitos. Os liberais-democratas aparecem em segundo com dois assentos no Parlamento e os conservadores têm vitória em uma zona eleitoral.

Segundo pesquisa de boca-de-urna da BBC e ITV para os três principais partidos, os trabalhistas obtiveram 37% dos votos contra 33% votos dos conservadores e 22%, dos liberais-democratas.

De acordo com esse resultado, os trabalhistas devem ficar com uma maioria de 66 assentos contra os 161 das últimas eleições, o que analistas consideram uma decorrência do desgaste da imagem de Blair, sobretudo, em relação à participação do país na Guerra do Iraque.

A pesquisa foi baseada nos votos de 19.800 eleitores de 120 locais de votação diferentes em todo o Reino Unido.

No sistema britânico, cada uma das 646 zonas eleitorais na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte elege um membro do Parlamento [a votação foi adiada em uma zona eleitoral por causa da morte de um candidato, diminuindo para 645 os locais de votação].

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais na especial sobre as eleições no Reino Unido
  • Enquete: a Guerra do Iraque pode afetar o Partido Trabalhista
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página