Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2005 - 02h39

Gordon Brown, ministro da Economia, popular e possível sucessor de Blair

Publicidade

da France Presse, Londres

O poderoso ministro da Economia e Finanças Gordon Brown, confirmado nesta sexta-feira em seu cargo no novo governo britânico, após as eleições legislativas da véspera, é considerado como o mais provável sucessor de Tony Blair no posto de primeiro-ministro.

O escocês Gordon Brown, de 45 anos, é o ministro da Economia a permanecer mais tempo no cargo na história da Grã-Bretanha e tem em seu favor a boa saúde da economia do país, que dirige desde 1997.

Brown deu confiança aos investidores, após 18 anos de oposição, concedendo de imediato independência ao Banco da Inglaterra.

Liberal no plano econômico, sempre tomou cuidado para não aumentar o imposto de renda, mas também se preocupou em lutar contra as desigualdades sociais e fez investimentos em massa nos serviços públicos, como saúde e educação, conseguindo reconciliar o novo e o velho trabalhismo.

A inflação é a mais moderada em 30 anos, as taxas de juros, as mais baixas em 35 anos, e o desemprego, o menor em três décadas. Além disso, há oito anos o nível de vida avança a uma média de 3% ao ano.

Segundo um rumor nunca desmentido, em 1994, após a morte do líder trabalhista John Smith, Brown e Tony Blair fizeram um pacto: o primeiro apoiaria o segundo para a presidência do partido e, em troca, se chegasse ao Governo, Blair lhe cederia o posto depois de um primeiro mandato.

Os partidários de Brown afirmam que Blair não cumpriu sua palavra, o
que motivou, nos últimos meses, uma forte tensão entre os dois pesos pesados do Partido Trabalhista.

O rumor dizia que Blair, se reeleito, daria a Brown apenas uma pasta menor no novo governo, mas sua popularidade obrigou o premiê a colocá-lo na primeira fila durante a campanha.

Agora, quando Blair já manifestou que não se apresentará para um quarto mandato, Brown parecer ser o mais bem colocado para sucedê-lo futuramente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gordon Brown
  • Leia mais na especial sobre as eleições no Reino Unido
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página