Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2005 - 12h54

Blair apresenta programa de novo governo centrado na segurança

Publicidade

da France Presse, em Londres

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, divulgou nesta terça-feira seu ambicioso e polêmico programa legislativo, centrado na segurança e na luta contra o terrorismo, em um discurso lido com grande pompa pela rainha Elizabeth 2º.

Seguindo a tradição que prevalece desde 1536, o programa legislativo britânico para os próximos 18 meses, com o qual Blair aspira consolidar seu legado, foi apresentado pela soberana diante da Câmara dos Lordes, na presença também dos membros da Câmara dos Comuns [deputados].

O pacote de 40 medidas inclui a maior parte das promessas feitas pelo Partido Trabalhista durante a campanha eleitoral que terminou no último dia 5, com a conquista de um histórico terceiro mandato para Blair.

"Meu governo continuará promovendo políticas econômicas para garantir a estabilidade e promover o crescimento ao longo prazo e a prosperidade", leu a rainha, que usou uma coroa de 3.000 pedras preciosas e 2.868 diamantes, para a ocasião.

O programa lido pela rainha destacou também a aceleração das reformas dos serviços públicos e do sistema educacional. Ainda que o 15º parágrafo tenha sido enterrado, o programa legislativo que conduzirá a agenda do governo trabalhista até novembro de 2006 trouxe de volta um polêmico plano para adotar carteiras de identidade, que encontra rejeição até mesmo nas fileiras trabalhistas.

Apesar de este documento que contém digitais e dados pessoais ser comum no restante dos países europeus, os britânicos são muito reticentes a adotá-lo, temendo que viole os direitos civis.

O programa também insiste na polêmica criação de uma nova ofensa, a incitação a ódio religioso, que junto com o projeto para estabelecer carteiras de identidade, foi rejeitado pelo Parlamento anterior e abandonado pelo partido de Blair, a poucos dias do encerramento dos trabalhos antes das eleições.

Especial
  • Leia mais na especial sobre as eleições britânicas
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições britânicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página