Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2005 - 15h03

Russos que se casam com estrangeiros deveriam ser exilados, diz deputado

Publicidade

da Folha Online

Cidadãos russos que se casam com estrangeiros podem vir a ser exilados e destituídos de sua cidadania, segundo um projeto de lei em fase de elaboração por um grupo de parlamentares do ultranacionalista LDPR (Partido Liberal Democrata da Rússia), disse neste domingo o deputado do partido Nikolai Kuryanovich.

Kuryanovich, que é um dos autores do projeto, reconheceu que a proposta tem poucas chances de ser aprovada, mas disse que é necessária. "Nossas mulheres, as melhores e mais bonitas do mundo, estão saindo do país. Ao fazer isso, desperdiçam o que temos de mais valor, o patrimônio genético de nossa nação", disse Kuryanovich à rádio Ekho Moskvy.

Além disso, Kuryanovich disse que também não se pode permitir que cidadãos russos tragam maridos ou mulheres estrangeiros para o país. Russos e russas recém-casados com estrangeiros deveriam ser forçados a viver nos países de onde suas mulheres ou seus maridos vêm, para proteger a Rússia da "invasão de elementos de fora".

"Ao se adaptar à vida na Rússia (...) estrangeiros acabam impondo suas próprias regras, o que é inaceitável para nós."

Desde o fim do regime comunista da antiga União Soviética, em 1991, o número de cidadãos russos casados com estrangeiros cresceu vertiginosamente. Pesquisa citada pela revista russa "Ogonyok" no ano passado mostrou que uma em cada três garotas russas entre 17 e 25 anos quer casar com um estrangeiro e sair do país.

O líder do partido, Vladimir Jirinovski, é conhecido por defender projetos controversos e mesmo entrar em brigas dentro da Duma [Parlamento russo]. Foi dele, por exemplo, a proposta, apresentada em 2002, de que a Rússia não desse vistos de entrada aos representantes do Vaticano e das dioceses católicas.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vladimir Jirinovski
  • Leia o que já foi publicado sobre o partido ultranacionalista russo LDPR
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página