Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2005 - 13h03

Série de ataques suicidas mata 30 no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Uma série de atentados suicidas ocorridos no Iraque matou ao menos 30 pessoas e deixou mais de 40 feridos neste domingo. No último ataque, dois carros-bomba explodiram simultaneamente na Província de Al Anbar (oeste), perto da fronteira com a Síria, atingindo um posto de vigilância do Exército iraquiano. Sete pessoas morreram.

Os ataques --que ocorreram às 14h20 (7h20 de Brasília) fizeram com que os militares na região fechassem temporariamente o posto, que fica perto a uma ponte que une os dois países, afirmou o capitão americano Jeffrey Pool.

Soldados americanos e iraquianos realizaram diversas operações na região de Al Anbar. Segundo as autoridades, o local serve como rota de passagem de terroristas sírios que entram no Iraque, além de abrigar um bolsão rebelde.

Capital

Um homem-bomba detonou um cinturão de explosivos em frente a um centro de recrutamento do Exército iraquiano, em Bagdá, matando 16 pessoas, segundo fontes hospitalares.

Uma fonte do Ministério iraquiano da Defesa afirmou à agência de notícias Associated Press, que o número de mortos no ataque ao centro de recrutamento de Bagdá chega a 25, mas essa informação não foi confirmada oficialmente. A explosão aconteceu por volta das 9h (2h de Brasília), quando cerca de 400 recrutas esperavam, em frente ao local, o momento para completar o alistamento no Exército.

O centro de alistamento --localizado no antigo aeroporto de Muthana-- já foi cenário de vários ataques. O muro do local ficou salpicado de sangue, e funcionários municipais colocavam em sacos de lixo os pedaços de corpos que ficaram espalhados pela calçada.

Norte

Depois, um carro-bomba foi jogado contra um comboio da polícia iraquiana, na cidade de Mossul, (250 km de Bagdá), matando quatro policiais e ferindo outros três. No comboio, estava o brigadeiro general Salim Salih Meshaal, que escapou com vida.

Em um terceiro ataque ocorrido na manhã deste domingo, um carro-bomba explodiu em Kirkuk (290 km de Bagdá), matando ao menos três civis e ferindo outros 16, segundo a polícia. O atentado ocorreu em uma rua, próxima a um hospital e a um prédio do governo local.

O agressor usou um Mercedes Benz e o alvo aparentemente foram os próprios civis, já que não havia nenhum posto ou comboio da polícia ou do Exército na região, afirmaram as autoridades.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre o futuro governo do Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página