Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 11h38

Paquistão detém 25 suspeitos de envolvimento com ataque de Londres

Publicidade

da Folha Online

Forças de segurança paquistanesas detiveram 25 suspeitos de atuarem como militantes islâmicos, em uma série de ofensivas realizadas na madrugada desta terça-feira, em várias cidades da Província de Punjab (leste). Essas pessoas podem estar ligadas aos atentados ocorridos na cidade de Londres no último dia 7, que mataram 52 pessoas, além dos quatro suicidas.

Segundo a agência de notícias Reuters, um funcionário do governo provincial informou que os suspeitos estão sendo interrogados sobre possíveis conexões entre os militantes paquistaneses e os suicidas londrinos.

Nesta segunda-feira, a Agência Federal de Investigação paquistanesa confirmou que três suicidas britânicos cujas famílias vieram do Paquistão --Hasib Hussain, 18, Shahzad Tanweer, 22, e Mohammed Sadique Khan, 30, estiveram no país no ano passado.

O quarto suicida, Lindsey Germaine, 19, é britânico de origem jamaicana, e até o momento não há informações sobre se ele também teria ido ao Paquistão.

Membros da inteligência paquistanesa dizem que os autores dos atentados ficaram em uma madrassa --tradicional escola religiosa islâmica.

Suspeitos

Um outro membro da polícia paquistanesa --que não quis se identificar-- afirmou à Reuters que os suspeitos estão sendo interrogados sobre possíveis conexões "com qualquer um dos suicidas".

As pessoas foram detidas nas cidades de Dera, Ghazi Khan, Faisalabad e Khushab. Dias atrás, outras pessoas foram presas na capital provincial de Punjab, Lahore. De acordo com a polícia, é possível que os suspeitos detidos nessa cidade tenham conexões com os atentados.

Um dos suspeitos presos em Lahore tinha em seu poder substâncias explosivas e uma grande quantidade de dinheiro.

Presidente

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, ordenou nesta segunda-feira às forças de segurança do país uma ofensiva contra os grupos militantes islâmicos, que podem estar envolvidos nos atentados em Londres.

Ele acusou duas organizações banidas do Paquistão --Jaish e Mohammad (Exército de Mohammad) e Sipah e Sahaba (Soldados das Companhias de Mohammad) de "forçar a sua ideologia" sobre outros.

Membros do Jaish já estiveram envolvidos com a rede terrorista Al Qaeda --comandada por Osama bin Laden. Apesar disso, o grupo tem se concentrado, nos últimos anos, em enviar militantes para a Caxemira, local que é disputado entre a Índia e o Paquistão.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Supostos autores de atentados em Londres eram britânicos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página