Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 10h18

Canadá aprova lei que permite casamento entre gays

Publicidade

da Folha Online

O Senado do Canadá aprovou na noite desta terça-feira, por 47 votos a favor e 21 contra, uma lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo território canadense. Com isso, o país se torna o quarto em todo o mundo a ter esse tipo de legislação, depois de Holanda, Bélgica e Espanha.

O projeto de lei C-38 garante aos casais homossexuais os mesmos direitos legais dados aos heterossexuais, lei que já é vigente na maioria da províncias canadenses. Segundo estatísticas do governo, há 34 mil casais gays no país.

Mesmo assim, a passagem do projeto pelo Senado dividiu a sociedade, afirma o jornal canadense "Toronto Star" nesta quarta-feira. O líder conservador Stephen Harper disse que, caso seja eleito primeiro-ministro, irá reabrir o debate em torno da lei.

Apesar da aprovação do Senado, é preciso que o Governador-Geral do Canadá aprove o projeto para que se torne lei. Segundo o jornal, isso deve acontecer ainda hoje.

A legislação, criada pelo primeiro-ministro Paul Martin e pelo Partido Liberal --minoria no governo-- passou facilmente pelo Senado, pois já tinha sido aprovada pela Câmara dos Comuns no mês passado.

A Igreja Católica, predominante no Canadá, fez uma oposição vigorosa à legislação, dizendo que sua aprovação iria "fazer mal" às crianças.

Outros países

Nos Estados Unidos, o Estado de Massachusetts é o único que permite o casamento entre gays. Vermont e Connecticut aprovaram somente a legalização da união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Centenas de estrangeiros vão ao Canadá para se casarem em cerimônias civis, já que o casamento gay foi aprovado primeiramente em Ontário e na Colúmbia Britânica em 2003.

O governo americano não reconhece o casamento gay.

Em 30 de junho passado, a Câmara dos Deputados da Espanha aprovou uma lei que permite o casamento gay e a adoção de crianças por esses casais. Na Bélgica, a aprovação do casamento gay aconteceu em 2003, e na Holanda, em 2000.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Legalização de uniões homossexuais avança em vários países do mundo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o casamento gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página