Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2005 - 12h03

Londres confirma explosões; Blair nega existência de vítimas

Publicidade

da Folha Online

A polícia de Londres confirmou nesta quinta-feira que o sistema de transporte da cidade voltou a ser atingido por quatro explosões, embora de menor intensidade [comparadas às ocorridas há duas semanas] e sem deixar vítimas. A informação foi respaldada pelo premiê Tony Blair.

Durante entrevista coletiva ao lado de John Howard, premiê australiano, na capital britânica, Blair disse que as explosões não deixaram vítimas e pediu que as pessoas retornem à normalidade de suas vidas o mais rápido possível.

Anteriormente, o comissário de polícia de Londres, Ian Blair, havia dito que o número de vítimas era baixo e classificou as explosões desta quinta-feira como um incidente "bastante sério". No último dia 7, quatro explosões deixaram 52 mortos, além dos quatro suicidas autores do ataque terrorista. Outras 700 pessoas se feriram.

O comissário também pediu às pessoas que fiquem em suas casas, e longe do metrô.

Reuters
Agentes da polícia vasculham estações de metrô de Londres após quatro explosões
Três estações de metrô de Londres foram esvaziadas e fechadas nesta quinta-feira. A polícia investiga uma explosão em um ônibus na região oeste de Londres. De acordo com a agência Reuters, que cita um porta-voz da garagem da empresa de transportes de Londres, uma explosão atingiu um ônibus de dois andares na região de Hackney, quebrando as janelas do veículo, mas sem causar vítimas.

"O motorista ouviu um barulho que ele considerou ter vindo da parte superior do ônibus. Janelas foram quebradas. Não há informações sobre feridos", disse o porta-voz.

O ônibus de número 26 se dirigia de Waterloo para Hackney, no oeste da cidade.

As três estações afetadas foram Warren Street, Shepherd's Bush e Oval, no centro, oeste e sul da capital britânica, respectivamente. Vários carros de polícia estão no local. As linhas paralisadas são Hammersmith and City, Victoria e Northern. O restante das linhas funciona normalmente.

Um porta-voz da polícia de trânsito britânica disse que uma pessoa teria se ferido na estação de Warren Street, onde teria ocorrido a explosão de uma mochila supostamente carregada com uma bomba feita com pregos. O porta-voz não soube dizer o tipo de ferimento da vítima, como aconteceu, nem quão grave seria. "Nós ainda esperamos informações", informou.

Outras informações dão conta que teria sido detectado fumaça saindo da estação Warren Street, mas ainda não há confirmação.

A rede de TV Sky News disse que as pessoas entraram em pânico, mas que as estações foram esvaziadas em apenas 15 minutos.

Leia mais
  • Testemunhas relatam explosões e pânico em Londres
  • Ouvi um "bang" e vi um homem correndo, diz passageira em Londres
  • Blair nega existência de vítimas em ataques a Londres e pede "calma"

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os ataques em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página