Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2005 - 07h45

Condoleezza Rice é a mulher mais "poderosa" do mundo, diz "Forbes"

Publicidade

da France Presse, em Nova York

A secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, é a mulher mais poderosa do planeta, segundo a lista das cem mulheres mais influentes do mundo publicada nesta quinta-feira pela revista "Forbes".

Promovida a secretária de Estado em janeiro de 2005, após ocupar o cargo de conselheira para Segurança Nacional do presidente George W. Bush, a afro-americana Condoleezza Rice, 50, é seguida na lista das mais poderosas pela vice-premiê chinesa Yi Wu, 67.

Na terceira posição está Yulia Timochenko, a carismática primeira-ministra da Ucrânia, seguida pela polêmica presidente das Filipinas, Glória Arroyo, que no momento enfrenta a ameaça de impeachment por suposta fraude eleitoral.

A presidente da Brasil Telecom, a italiana Carla Cicco, 43, aparece no 32º lugar.

A rainha Elizabeth 2º, da Inglaterra, ocupa o 75º lugar, abaixo Cherie Blair, mulher do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que aparece em 62ª.

A primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, caiu muito em relação a lista anterior, perdendo sua posição entre as dez primeiras para ficar em 46º lugar, bem abaixo da senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, 26ª.

Ascensão impressionante teve a Prêmio Nobel da Paz em 1991, a birmanesa Aung San Suu-Kyi, líder da oposição em Mianmar e detida desde 2003 pelo regime militar. Aung San Suu-Kyi subiu da 45ª posição para a 15ª.

As "executivas" americanas ocupam mais da metade da lista e aparecem logo na quinta posição, com a presidente do site de leilões eBay.com, Meg Whitman, imediatamente seguida por Anne Mulcahy, diretora da Xerox. O 10º lugar vai para Melinda Gates, mulher do fundador da Microsoft, Bill Gates, e dirigente da Fundação "Bill e Melinda".

A apresentadora da TV americana Oprah Winfrey teve uma ascensão meteórica e passou da 62ª posição para a 9ª, muito acima da escritora e milionária J.K Rowling, autora da saga de Harry Potter, que ocupa o 40º lugar.

Christie Hefner, atual diretora da revista masculina Playboy", ocupa o 90º lugar.

A lista da "Forbes" considera pontos como projeção, status, influência econômica e poder político, entre outros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Condoleezza Rice
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página