Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2005 - 09h02

Religioso americano diz que Chávez deve ser assassinado

Publicidade

da Folha Online

O líder evangélico Pat Robertson, que faz pregação sobre o cristianismo em uma rede de TV dos Estados Unidos, afirmou em seu programa "The 700 Club" que os EUA devem matar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, para que o país sul-americano deixe de ser uma base para o extremismo.

20.ago.2005/AP
Hugo Chávez, que foi citado por religioso americano
"Nós temos capacidade para derrubá-lo e acho que já é hora de usar essa capacidade", afirmou Robertson ontem no programa. "Esse [Chávez] é um perigoso inimigo para o nosso sul controlando uma imensa quantidade de petróleo."

Chávez sempre afirmou que o governo norte-americano tem feito esforços para derrubá-lo da Presidência. Os Estados Unidos negam a acusação, mas afirmam que o presidente venezuelano usa o petróleo para minar a democracia na América Latina.

O "televangelista" --como se tratam os pregadores da TV-- ainda disse que Chávez irá transformar a Venezuela em uma base para a infiltração comunista e para o extremismo muçulmano por todo o continente. Para Robertson, matar o presidente seria "mais barato" do que começar uma guerra.

"Não precisamos de outra guerra de US$ 200 bilhões para nos livrarmos de um ditador de mão forte. É muito mais fácil que alguns agentes disfarçados cuidem desse trabalho e se livrem disso", afirmou Robertson.

"Não sei sobre essa doutrina de assassinato [em referência às acusações de Chávez que Washington planejou o assassinato do venezuelano], mas se ele pensa que estamos querendo assassiná-lo, acho que deveríamos ir em frente e fazê-lo. É muito mais barato que lançar uma guerra."

Chávez, que atualmente visita Cuba, foi derrubado do poder por dois dias em abril de 2002. Os EUA, que não condenaram a tentativa de golpe imediatamente, negam que tenham tido envolvimento com o ocorrido.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  • Leia o que já foi publicado sobre Pat Robertson
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página