Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2005 - 11h55

Número de mortos em acidente de avião na Indonésia sobe para 143

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 143 pessoas morreram nesta segunda-feira devido à queda de um Boeing 737-200, da Mandala Airlines, que transportava 116 pessoas na cidade de Medan (norte da Indonésia).

Quatro das 16 pessoas que estavam no avião e sobreviveram não resistiram aos ferimentos e morreram, e equipes de resgate encontraram no local do acidente --uma área urbana a 500 metros do aeroporto-- mais nove corpos.

Ao menos 39 pessoas que estavam em solo morreram com a queda do aparelho, que provocou incêndio em casas e carros no local, segundo comunicado oficial do governo da Província de Sumatra Norte. Entre os sobreviventes está uma criança de dois anos, que foi internada em um hospital da região. Não há informações sobre seu estado atual de saúde.

O avião, que tinha como destino a capital Jacarta, caiu 500 metros depois de ter decolado do aeroporto. O diretor da Mandala, Asril Tanjung, afirmou que a causa da queda do avião ainda é desconhecida.

Vários dos mortos foram levados ao hospital Adam Malik, em Medan, e esperam reconhecimento. Alguns corpos estão irreconhecíveis, e terão que passar por análises médicas, como comparação de imagens da arcada dentária e testes de DNA.

Segundo a agência de notícias Reuters, um dos casos que mais chamou a atenção no hospital, foi o de uma mulher chorava "incontrolavelmente". Ela procurava pelo corpo de sua filha, de cinco anos de idade, que ia para a escola no momento que o avião caiu.

Entre os mortos, estão o governador da Província Norte Sumatra, Tengku Rizal Nurdin, e Raja Inal, ex-governador da Província Norte Sumatra, segundo o jornal "The Jakarta Post".

Fogo

Bombeiros tiveram que controlar o incêndio provocado pela queda do aparelho, que atingiu ao menos 20 casas da vizinhança.

Medan, localizada a 1.425 quilômetros a noroeste de Jacarta e considerada a quarta maior cidade do país, é o "portão de entrada" para a ajuda que chega até a Província de Aceh, devastada pelo maremoto ocorrido em 26 de dezembro último.

Um porta-voz da Mandala disse que o aparelho que caiu nesta segunda-feira foi construído em 1981, e tinha condições para voar outros oito anos. Não estava chovendo quando o avião caiu. É possível que tenha havido uma falha mecânica, mas ainda não há confirmação oficial dessa informação.

A Mandala Airlines é uma das mais antigas companhias de aviação da Indonésia. O último acidente aéreo ocorrido na Indonésia foi registrado em fevereiro passado, quando 26 pessoas morreram na queda de um avião operado pela Lion Air.

O acidente desta segunda-feira foi precedido por vários outros envolvendo queda de aviões que ocorreram no mês de agosto --que teve o maior número de mortos registrado devido esse tipo de acidente desde maio de 2002. Ao menos 334 pessoas morreram em acidentes no Peru, Venezuela, Grécia e Tunísia.

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de avião
  • Leia o que já foi publicado sobre a Indonésia
  • Veja imagens da queda do Boeing na Indonésia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página