Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2005 - 15h31

Mortos em acidente de avião na Indonésia chegam a 149

Publicidade

da Folha Online

Já chega a 149 o número de mortos no acidente aéreo ocorrido nesta segunda-feira na cidade de Medan (norte da Indonésia), onde um Boeing 737-200 da companhia aérea Mandala Airlines--que transportava 111 passageiros e cinco tripulantes-- caiu sobre casas em uma área urbana a 500 metros do aeroporto da cidade.

O avião tinha como destino a capital Jacarta.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o ministro dos Transportes Hatta Radjasa revisou o número de mortos entre as pessoas que estavam no avião, e afirmou que houve 102 baixas. O governo da Província de Sumatra Norte --que abriga Medan-- havia informado anteriormente que o número de vítimas entre passageiros e tripulação era de 104. Além disso, o ministro disse que os mortos que estavam na rua e nas casas atingidas pelo avião chegam a 47.

"O avião chegou a decolar, mas começou a sacudir de forma violenta, inclinando-se para esquerda e então indo diretamente para o chão", disse um dos sobreviventes da tragédia, Rohadi Sitepu, em entrevista a uma rede de TV local.

O diretor da Mandala, Asril Tanjung, afirmou que a causa do acidente será investigada, mas ainda não há nenhuma informação sobre o que teria causado o desastre.

O avião caiu em uma rua de uma área residencial, partindo ao meio, e provocando incêndios em ao menos 20 casas, informaram bombeiros.

Vários dos mortos foram levados ao hospital Adam Malik, em Medan, e esperam reconhecimento. Alguns corpos estão irreconhecíveis, e terão que passar por análises médicas, como comparação de imagens da arcada dentária e testes de DNA.

Entre os mortos, estão o governador da Província Norte Sumatra, Tengku Rizal Nurdin, e Raja Inal, ex-governador da Província Norte Sumatra, segundo o jornal "The Jakarta Post".

Boeing

Medan, localizada a 1.425 quilômetros a noroeste de Jacarta e considerada a quarta maior cidade do país, é o "portão de entrada" para a ajuda que chega até a Província de Aceh, devastada pelo maremoto ocorrido em 26 de dezembro último.

Um porta-voz da Mandala disse que o aparelho que caiu nesta segunda-feira foi construído em 1981, e tinha condições para voar outros oito anos. Não estava chovendo quando o avião caiu. É possível que tenha havido uma falha mecânica, mas ainda não há confirmação oficial dessa informação.

A Mandala Airlines é uma das mais antigas companhias de aviação da Indonésia. O último acidente aéreo ocorrido na Indonésia foi registrado em fevereiro passado, quando 26 pessoas morreram na queda de um avião operado pela Lion Air.

O acidente desta segunda-feira foi precedido por vários outros envolvendo queda de aviões que ocorreram no mês de agosto --que teve o maior número de mortos registrado devido esse tipo de acidente desde maio de 2002. Ao menos 334 pessoas morreram em acidentes no Peru, Venezuela, Grécia e Tunísia.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de avião
  • Leia o que já foi publicado sobre a Indonésia
  • Veja imagens da queda do Boeing na Indonésia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página