Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 18h24

Rice pode visitar área atingida por terremoto no Paquistão

Publicidade

da Folha Online

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou nesta segunda-feira que pode incluir a área afetada pelo terremoto de 7,6 graus na escala Richter no Paquistão na agenda de sua visita à Ásia Central, prevista para acontecer nesta semana.

Rice --que deve estar no Afeganistão nesta quarta-feira (12), afirmou que gostaria de mostra o apoio dos Estados Unidos ao Paquistão.

"Eu gostaria de ir se isso puder ser útil", afirmou Rice à imprensa. "Eu quero deixar claro ao povo paquistanês que os Estados Unidos os apóiam nesta situação", disse.

No entanto, a secretária afirmou que é necessário checar se a visita pode atrapalhar as operações de resgate. Mais de 20 mil pessoas morreram no Paquistão em decorrência do terremoto.

A administração de George W. Bush foi duramente criticada pela resposta lenta ao tsunami que atingiu a região da Ásia, em dezembro de 2004, e ao furacão Katrina, que devastou o sul dos EUA em agosto passado.

Os Estados Unidos providenciaram ajuda de emergência e enviaram tropas e aparato militar para as operações de resgate no Paquistão.

Vítimas

O ministro paquistanês do Interior, Aftab Ahmad Khan Sherpao, afirmou nesta segunda-feira que o número oficial de mortos no país é de 20.745 pessoas, embora autoridades estimem que as mortes possam ultrapassar os 30 mil.

Na Índia, ao menos 2.000 pessoas morreram --entre civis e agentes do governo indiano. No Afeganistão, autoridades informaram que ao menos quatro pessoas morreram no país devido ao fenômeno.

De acordo com autoridades locais, não há qualquer informação sobre 10 mil pessoas que moram em vilarejos remotos, na fronteira do Paquistão com a Índia. A dificuldade de acesso ao local impede a chegada de equipes de resgate.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tremor deixa 2,5 milhões de desabrigados no sul da Ásia
  • Otan anuncia ajuda às vítimas do terremoto no sul da Ásia

    Especial
  • Veja imagens do terremoto que atingiu o sul da Ásia
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página