Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2005 - 10h57

Iraque pertenceu ao Império Otomano

Publicidade

da Folha Online

O Iraque, que foi parte do Império Otomano [que dominou o mundo árabe entre os séculos 16 e 17], foi ocupado pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1920, foi declarado como país-integrante da Liga das Nações, sob os cuidados da administração britânica.

Em 1932, o Iraque conseguiu obter sua independência como reino. Uma república foi proclamada em 1958, mas, posteriormente, o país foi liderado por vários militares. O último deles, o ex-ditador Saddam Hussein, ficou no poder de 1979 a 2003.

Disputas territoriais levaram o Iraque a uma guerra contra o Irã que durou oito anos [de 1980 a 1988]. A guerra Irã-iraque terminou sem vencedores porque os dois países cessaram-fogo em 1988, por sugestão da ONU. A guerra, motivada pelo desejo de aumento das fronteiras, iniciada por Saddam, acabou por não alterar nada na geografia política da região. Em agosto de 1990, o Iraque anexou o Kuait como parte de seu território, durante a Guerra do Golfo (1991). Na seqüência, uma série de sanções foram impostas ao país pela comunidade internacional.

Depois da libertação do Kuait, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) solicitou uma verificação das armas de destruição em massa. A não-autorização da inspeção levou os Estados Unidos a declararem guerra ao país em março de 2003, retirando Saddam do poder em abril. Nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada em território iraquiano.

As forças de coalizão, lideradas pelo Exército americano, continuam no Iraque, e a insurgência mantém sua oposição à ocupação. Muitas cidades, como Fallujah [50 km a oeste da capital Bagdá, e considerada um bastião dos rebeldes sunitas] foi quase que completamente destruída devido a conflitos entre insurgentes e o Exército.

Nome oficial: República do Iraque

Capital: Bagdá

Divisão: 18 governadorias

População: 26.074.906 (estimativa de julho de 2005)

Área: 437.072 km²

Idioma: árabe, curdo [que é oficial nas regiões curdas, ao norte], assírio e armênio

Moeda: novo dinar iraquiano

Forma de governo: interina, designada pelo governo americano em junho de 2004. Conta com um presidente, um primeiro-ministro, e um Congresso Nacional

Sistema legal: baseada na lei islâmica [religiosa] e civil, é administrada pelo governo interino e pela Lei Administrativa Transicional

PIB (total de riquezas produzidas): US$ 54,4 bilhões (estimativas de 2004)

Renda "per capita" anual: US$ 2.100 (estimativas de 2004)

Internautas: 25 mil (estimativa de 2002)

Analfabetismo: 59,6%

Fonte: CIA World Factbook

Leia mais
  • Entenda como serão as eleições

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições parlamentares no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página