Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2006 - 10h27

Premiê de Israel diz que ANP passa a ser "entidade terrorista"

Publicidade

da Efe, em Jerusalém
da Folha Online

O primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, afirmou neste domingo que a incorporação do Hamas ao Parlamento fez da Autoridade Nacional Palestina (ANP) "uma entidade terrorista".

Na reunião semanal do Gabinete Nacional israelense, Olmert antecipou a seus ministros que proporá a suspensão da transferência mensal de US$ 50 milhões em impostos à ANP, revertidos para o pagamento de 140 mil trabalhadores palestinos.

A recomendação será uma das que serão feitas ao plenário do governo, que deverá debater uma série de medidas propostas pelos organismos de segurança e o Ministério de Assuntos Exteriores.

"As medidas começarão a ser sentidas pelos palestinos nas próximas semanas", declarou a ministra de Exteriores, Tzipi Livni. "Antes de tudo, Israel defenderá seus cidadãos, pois a ANP, sob a influência do Hamas, segue a tendência de se transformar em um organismo terrorista".

Conflito

Segundo Olmert, a solução para o conflito depende "dos dois Estados, um israelense e outro palestino" e Israel seguirá "atendendo à população civil" [na Cisjordânia e Gaza], mas "não aceitará um governo do Hamas nem o terrorismo, e seguirá combatendo-o com todo seu poderio'.

O premiê israelense disse ainda que seu país "não tem a menor intenção de afetar as necessidades humanitárias da população palestina", mas "não manterá relações com um governo do qual o Hamas, que prega a destruição do Estado de Israel, faz parte".

Olmert também disse a seus ministros que, durante a reunião, apresentará uma lista de medidas que pretende colocar em prática --entre elas, a proibição de operários palestinos de trabalharem no território de Israel e o arquivamento de projetos econômicos conjuntos.

Leia mais
  • Parlamento israelense aprova restrições contra palestinos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre a ANP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página