Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2006 - 21h22

Veja cronologia da gripe aviária desde seu surgimento em 2003

Publicidade

da Folha Online

O governo da China fez um apelo nesta terça-feira à comunidade internacional para que reforce a colaboração na luta contra a gripe aviária por meio de um maior intercâmbio de informações, um dia depois de a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter dado início, em Genebra, a uma reunião destinada a estabelecer um plano de ação para responder a uma possível pandemia da doença.

Na Europa, autoridades alemãs encontraram outros dois gatos mortos com o vírus H5N1 na ilha de Ruegen, norte da Alemanha, informou nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Horst Seehofer. Os animais foram encontrados na mesma região da ilha em que foi descoberto o primeiro gato infectado na última semana.

Já na Indonésia, uma criança de quatro anos morreu com sintomas de gripe aviária em uma cidade javanesa à espera do resultado das análises de laboratório do Ministério da Saúde. Foi o terceiro caso suspeito de gripe aviária anunciado no país nos últimos dias, depois das mortes de uma mulher grávida, em Jacarta, e de uma criança de dez anos, em Solo, Java Central.

O total de mortes humanas devido à doença em todo o mundo chega a 95, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Veja cronologia do vírus desde seu surgimento, em 2003:

15 de dezembro de 2003

A Coréia do Sul confirma a existência de um vírus altamente contagioso de gripe aviária em frangos de uma fazenda perto de Seul e inicia um sacrifício de aves em massa, enquanto o vírus H5N1 se espalha pelo país.

8 de janeiro de 2004

O Vietnã relata a descoberta do vírus em aves domésticas.

27 de setembro de 2004

A Tailândia divulga um caso em que um homem provavelmente infectou outro com o vírus H5N1. O governo diz que o caso foi um incidente isolado, que não representa risco à população.

10 de outubro de 2005

A Comissão Européia anuncia a proibição da importação de aves da Turquia pela União Européia (UE), depois que o país divulga a ocorrência do primeiro caso de gripe aviária.

15 de outubro de 2005

Testes realizados no Reino Unido identificam o H5N1 em três patos encontrados mortos na Romênia.

26 de outubro

A Croácia confirma a presença da variante do vírus da gripe aviária em cisnes selvagens encontrados mortos no leste do país.

11 de novembro de 2005

O Kuait anuncia a descoberta da existência do vírus na região do golfo Árabe, dizendo que um flamingo morto era portador do H5N1.

3 de dezembro de 2005

A Ucrânia relata seu primeiro foco de gripe aviária e envia tropas para a região da Península de Crimea, onde o vírus foi detectado.

15 de janeiro de 2006

A Turquia afirma que quatro crianças da cidade de Dogubayazit (leste) morreram devido à gripe aviária.

18 de janeiro de 2006

A comunidade internacional promete doar US$ 1,9 bilhão para o combate à disseminação do vírus, em uma conferência em Pequim.

29 de janeiro de 2006

A presença do vírus H5N1 é confirmada em amostras retiradas de Chipre.

8 de fevereiro de 2006

O primeiro caso da doença é registrado na África, em aves dos Estados de Kano, Kaduna e Plateau, no norte da Nigéria.

10 de fevereiro de 2006

O Ministério da Saúde do Azerbaijão confirma que foi detectada a presença da gripe aviária em um número indeterminado de aves selvagens às margens do mar Cáspio.

11 de fevereiro de 2006

A Itália afirma que seis cisnes selvagens foram encontrados mortos na Sicília e estavam contaminados com o vírus H5N1. Na Grécia, três cisnes encontrados mortos no golfo de Thermaikos, ao sul de Thessaloniki, também foram vítimas da doença. Foram os primeiros casos de gripe aviária em países da UE.

A Bulgária confirma o primeiro caso de gripe aviária em cisnes selvagens, perto da fronteira com a Romênia.

12 de fevereiro de 2006

A Eslovênia anuncia a descoberta do H5N1 em um cisne que estava a menos de 10 km da fronteira com a Áustria.

13 de fevereiro de 2006

A OMS confirma duas mortes na Indonésia e uma na China, elevando o número de vítimas para 91.

14 de fevereiro de 2006

O Irã e a Áustria relatam casos de gripe aviária em seus territórios. No Irã, cisnes são encontrados mortos na costa norte.

15 de fevereiro de 2006

A Alemanha confirma que as mortes de dois patos encontrados na ilha de Ruegen foram causadas pelo vírus H5N1.

16 de fevereiro de 2006

Testes confirmam que um cisne encontrado morto na Eslovênia, perto da fronteira com a Áustria, morreu devido à gripe aviária.

17 de fevereiro de 2006

O Egito registra os primeiros casos de infecção por H5N1 em sete frangos.

18 de fevereiro de 2006

A Índia anuncia seu primeiro caso da doença, em aves domésticas de um Estado do oeste do país. A França confirma o primeiro caso de gripe aviária no país, dizendo que um pato selvagem morreu devido ao vírus.

20 de fevereiro de 2006

A OMS confirma mais uma morte por gripe aviária na Indonésia, elevando o número total de mortos para 92: quatro na Turquia, 19 na Indonésia, oito na China, quatro no Camboja, 14 na Tailândia, 42 no Vietnã e uma no Iraque. A Bósnia divulga os primeiros casos da doença no país.

21 de fevereiro de 2006

Testes de laboratório confirmam a ocorrência de H5N1 em três cisnes encontrados mortos perto das vilas de Nagybaracska e Csatalja, na Hungria

22 de fevereiro de 2006

A União Européia aprova planos da França e da Holanda para vacinar milhões de galinhas, patos e gansos a fim de combater a gripe aviária

24 de fevereiro de 2006

O governo do Camboja afirma que o vírus H5N1 está de volta ao país, depois de serem encontrados patos mortos perto da fronteira com o Vietnã. O reaparecimento foi o primeiro em meses no país asiático.

25 de fevereiro de 2006

A França confirma o H5N1 em uma granja no leste do país, onde milhares de perus morreram. Este foi o primeiro caso da doença em animais domésticos da União Européia.

27 de fevereiro de 2006

Exames em patos domésticos de Níger apontam a ocorrência de gripe aviária. O governo da Geórgia encontra o H5N1 em cisnes selvagens na costa do Mar Negro, em uma vila de Adzhara, próximo da cidade turca de Trabzon.

1º de março de 2006

A Suíça confirma o seu primeiro caso de H5N1 em um pássaro encontrado em Genebra.

2 de março de 2006

A Sérvia informa ter detectado o primeiro caso de gripe das aves no país em um cisne. Um gato encontrado morto no norte da Alemanha é apontado como portador da versão mortal do vírus que pode ser transmitido aos humanos.

4 de março de 2006

A Baixa Saxônia se torna o sexto Estado alemão a confirmar a ocorrência da gripe aviária em pássaros selvagens.

6 de março de 2006

A Polônia confirma que dois cisnes mortos eram portadores do vírus H5N1. A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirma a nona morte pela gripe aviária na China, elevando o balanço mundial de vítimas para 95 pessoas mortas.

Com agências internacionais

Especial
  • Bósnia registra primeiro caso de gripe aviária
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página