Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2006 - 21h50

Abbas e Haniyeh se reúnem em segredo em Gaza, diz rádio de Israel

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, se reuniu em segredo nesta quinta-feira, na cidade de Gaza, com o primeiro-ministro designado, Ismail Haniyeh, informou a rádio pública israelense.

Segundo a emissora, nas reuniões de hoje entre dirigentes do Fatah, movimento chefiado por Abbas, e do Hamas não houve nenhum progresso significativo nas negociações para formar um governo de união nacional.

Fontes do gabinete do presidente palestino informaram que a reunião entre Abbas e Haniyeh tinha sido adiada e as dezenas de jornalistas que esperavam em frente à casa do presidente, na cidade de Gaza, foram dispersados.

Há três semanas, o presidente palestino pediu oficialmente a Haniyeh, que encabeçou a lista eleitoral do movimento extremista Hamas, vencedor nas eleições palestinas do dia 25 de janeiro, que formasse o governo.

Esse é o período inicial de que dispõe um primeiro-ministro designado para apresentar uma proposta de governo.

Segundo a lei palestina, depois dessas três semanas, Haniyeh dispõe de, no máximo, mais duas semanas antes que Abbas se dirija a outra pessoa para formar o governo ou convoque eleições antecipadas.

Aparentemente, o Hamas espera os resultados das negociações com o Fatah (partido de Mahmoud Abbas, grande derrotado das últimas eleições) antes de apresentar sua proposta de governo.

Os dirigentes das facções parlamentares do Fatah e do Hamas, Azzam al Ahmed e Mahmoud al Zahar, respectivamente, comandam as negociações.

Ambos se reuniram hoje na residência de Al Zahar na cidade de Gaza, após outra reunião que durou três horas. Após a reunião desta tarde, Al Ahmed disse que "ainda há assuntos de grande importância a se resolver".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mahmoud Abbas
  • Leia o que já foi publicado sobre Ismail Haniyeh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página