Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2006 - 10h54

Morte de Milosevic foi natural, diz ministro holandês

Publicidade

da Folha Online

A morte do ex-presidente da antiga Iugoslávia Slobodan Milosevic foi natural, disse neste sábado o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Bernard Bot, que lamentou o fato de a Justiça não ter podido concluir o julgamento do ditador.

"É uma questão da ONU [Organização das Nações Unidas], mas entendi que Milosevic morreu de morte natural", disse Bot em breves declarações à imprensa depois de falar com Haia de Salzburgo (Áustria), onde participa de uma reunião ministerial da União Européia (UE).

O Tribunal Penal Internacional (TPI) anunciou hoje oficialmente a morte de Milosevic, achado morto na cela que ocupava, mas não divulgou as causas do falecimento.

"É uma pena que isto tenha ocorrido, sobretudo para as vítimas de Milosevic, já que teria sido melhor, do ponto de vista histórico, se a justiça tivesse podido seguir seu curso", disse o ministro. "É uma pena que este processo não tenha podido terminar."

Advogado

O ex-presidente da antiga Iugoslávia, Slobodan Milosevic, não teria cometido suicídio, porque estava determinado a ir até o fim em seu julgamento, disse hoje seu advogado, Steven Kay.

Kay, que foi designado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) para defender Milosevic, afirmou que conversou com seu cliente recentemente e o assunto foi abordado. "Ele me disse semanas atrás que não teria lutado por tanto tempo se tivesse intenção de fazer qualquer mal a mim mesmo", disse o advogado á rede britânica de TV BBC, segundo a agência de notícias Reuters.

"Ele tem um histórico de suicídio na família --seus pais--, mas, no que diz respeito a ele, sua atitude era a oposta. Ele estava determinado a continuar lutando neste caso", disse o advogado.

Kay disse que havia recentemente tentado obter do tribunal uma libertação para Miloseic ser tratado de seus problemas de coração e pressão arterial em Moscou (Rússia). Ele aguardava uma decisão do tribunal em breve.

"Ele estava mal de saúde, tinha um problema do coração que era de conhecimento comum", lembrou o advogado. "Nos últimos seis meses ele também vinha sofrendo de dores de cabeça relacionadas a um problema em seus ouvidos."

O ministro das Relações Exteriores da Sérvia e Montenegro, Vuk Draskovic, disse lamentar a morte de Milosevic antes do caso ser julgado. "É uma pena que [Milosevic] não tenha enfrentado a Justiça em Belgrado", disse.

Irmão

O irmão do ex-presidente, Borislav Milosevic, atribuiu a morte do líder ao Tribunal Penal Internacional. "Toda a responsabilidade por isto recai sobre o Tribunal Internacional para a Antiga Iugoslávia", declarou Borislav Milosevic à agência de notícias russa Interfax.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Tribunal Penal Internacional anuncia morte de Slobodan Milosevic

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Slobodan Milosevic
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página